Título: PETROBRAS VAI EXPORTAR ÁLCOOL PARA USO EM AUTOMÓVEIS NO JAPÃO
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 20/12/2005, Economia, p. 25

Estatal cria empresa de olho em um mercado de 1,8 bilhão de litros

A Petrobras decidiu ser uma grande exportadora de álcool para uso em automóveis. O primeiro passo foi dado ontem com a assinatura de um contrato, entre a estatal brasileira e a companhia japonesa Nippon Alcohol Hanbai (NAH), para a criação da Brazil-Japan Ethanol. A nova empresa, sediada no Japão, será responsável pela importação de álcool da Petrobras e venda do produto para uso como combustível no mercado japonês.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, explicou que a idéia é em 2008 iniciar as exportações de cerca de 20 milhões de litros de álcool. Segundo o diretor, contudo, o mercado em potencial pode chegar a 1,8 bilhão de litros por ano, considerando que a nova legislação japonesa prevê a adição de 3% de álcool na gasolina, visando a reduzir as emissões de poluentes. O executivo disse que a nova empresa terá de desenvolver o mercado de álcool no Japão.

- Se o percentual de mistura aumentar para 10%, representará um mercado de 6 bilhões de litros anuais - disse o diretor, ao ressaltar que para atender ao Japão será necessário ampliar o plantio e as usinas no Brasil.

Legenda da foto: NO JAPÃO, os carros podem adicionar até 3% de álcool na gasolina