Título: ELE SÓ PENSA NAQUILO
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 21/12/2005, O País, p. 4

Lula pronunciou a palavra 'eleições' em 80 discursos este ano

BRASÍLIA. O presidente Lula repete diariamente que não quer antecipar o debate eleitoral de 2006, mas, na prática, é ele quem vem mantendo o assunto na pauta em praticamente todos os discursos que tem feito pelo país e até no exterior. Este ano, o presidente pronunciou a palavra "eleições" em 80 discursos diferentes. Na grande maioria deles, mais de uma vez. Só este mês foram oito discursos em que falou de eleições, sem contar entrevistas.

Desde agosto, Lula já falou nas eleições presidenciais em 38 pronunciamentos. Além disso, o tema tem sido recorrente nas últimas entrevistas: em 7 de novembro, para o programa "Roda Viva", e depois, nas três entrevistas dadas a emissoras de rádio.

Lula começou dezembro dizendo a empresários do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social que não comprometeria o ajuste da economia por causa da eleição.

- Nenhuma atitude será tomada em função das eleições de 2006. Nenhuma atitude que possa cheirar à sociedade brasileira que estamos fazendo aquilo que, secularmente, é feito no Brasil - disse Lula em 1º de dezembro.

O assunto foi tema do programa de rádio "Café com o presidente" em 7 de novembro:

- Sei que alguns de oposição ficam torcendo para as coisas não darem certo. Mas, independentemente disso, as coisas vão dar mais certo do que alguém podia imaginar neste país. Durante muito tempo essa parte pobre da população foi esquecida, só era lembrada na época das eleições.

Para a oposição, Lula está em campanha:

- O presidente é que antecipou a campanha. O problema é que o presidente Lula só faz discurso. Ele continua prometendo o que não cumpriu - diz o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ). (Cristiane Jungblut)