Título: BATENDO BOLA NO ZERÃO
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 21/12/2005, O País, p. 5

Presidente anuncia verba para reforma do estádio por onde passa a linha do Equador

MACAPÁ. Fanático por futebol, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva modificou ontem sua programação na visita ao Amapá e, entre um evento e outro, foi ao estádio de futebol Zerão, por onde passa a linha imaginária do Equador, o ponto zero, dividindo os hemisférios Sul e Norte. Empolgado, o presidente bateu bola, apesar do forte calor. No meio do campo, deu algumas cabeçadas para os fotógrafos e anunciou a liberação de R$6 milhões para a reforma do estádio.

- Este é um estádio simbólico, porque se atravessa de um hemisfério para o outro - brincou Lula.

Bem-humorado, o presidente ainda respondeu com uma piada quando o governador Waldez Goés (PDT) pediu que ele levasse a seleção para jogar no Zerão depois da reforma:

- Vou trazer a equipe do Planalto para jogar aqui.

No discurso que fez no fim da tarde, antes de ir embora, o presidente ainda fez graça com a promessa. Disse que iria jogar no estádio, que a partida seria entre um time local e uma equipe do Sul do país e que o campo seria dividido de acordo com essa lógica.

- Vocês jogam acima da linha do Equador e nós jogamos abaixo. E vocês nos deixam ganhar porque somos mais velhos que vocês - ironizou Lula, para uma platéia de pescadores que foi ao ginásio do município de Santana, vizinho de Macapá, para assistir a assinatura de um convênio destinando recursos federais à construção de um centro pesqueiro na região. (Bernardo de la Peña)

Legenda da foto: LULA TENTA dominar a bola, observado por assessores e pelo governador do Amapá (de camisa): "Este é um estádio simbólico"