Título: BIRD: BRASIL DEVE CRESCER MAIS PARA REDUZIR POBREZA
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 21/12/2005, Economia, p. 27
SÃO PAULO. O presidente do Banco Mundial (Bird), Paul Wolfowitz, afirmou ontem que a redução efetiva da pobreza e da desigualdade social no Brasil vai exigir "um crescimento (do PIB) muito maior" do que o país vem registrado nos últimos anos. Segundo ele, um dos maiores obstáculos para garantir um crescimento sustentado e a criação de empregos é a existência de "um clima ainda desafiador" para novos investimentos no país.
- O que gostaríamos de fazer aqui no Brasil e em outras nações de renda média na América Latina é ajudar o país a manter o crescimento, porque sem crescimento não é possível reduzir a pobreza e a desigualdade. Além disso, o fato é que 25% da população desta bela região ainda vivem na pobreza - disse Wolfowitz, que encerrou em São Paulo uma visita de seis dias ao Brasil.
Segundo o presidente do Bird, por causa da extrema desigualdade, os benefícios do crescimento econômico não têm feito tanto para reduzir a pobreza na América Latina. Wolfowitz também fez elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a seu governo. Mais de uma vez citou o Bolsa Família, e disse que o Brasil poderia exportar essa experiência para nações em desenvolvimento.
- O Banco Mundial poderia ajudar a levar isso a outros países - disse, indicando a Indonésia como possível interessada. (Aguinaldo Novo)