Título: JUROS DE FINANCIAMENTO CAÍRAM NO MÊS PASSADO
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 22/12/2005, Economia, p. 37

BRASÍLIA. Com crédito em expansão, os juros dos principais financiamentos concedidos às empresas e aos consumidores caíram em novembro - mês que marcou a terceira queda consecutiva dos juros básicos da economia (Selic). Na média, a taxa de juros do sistema financeiro recuou 1,1 ponto percentual, para 47,1% ao ano, e essa deve ser a tendência em dezembro, quando a Selic caiu para 18,5% ao ano, conforme acompanhamento do Banco Central (BC) até o dia 9.

Apesar disso, o spread (diferença entre o custo da captação dos bancos e o valor cobrado na ponta) continua caindo lentamente, o que reforça aumento na margem de lucro dos bancos. No mês passado, o spread recuou apenas 0,5 ponto percentual.

Com a forte presença do crédito consignado, que atingiu R$32 bilhões em novembro, com crescimento de 95,5% num ano, a taxa média do crédito pessoal ficou em 60,4% ao ano, o menor patamar da série histórica do BC, iniciada em junho de 1994. Empréstimo mais caro do país, o cheque especial foi mais uma vez um ponto fora da curva do mercado. Houve alta de 0,6 ponto percentual na taxa média da modalidade no mês passado, passando de 148,6% para 149,2% ao ano.

- Em um mês em que as atividades de fim de ano influenciaram o aumento do crédito bancário, a boa notícia é a redução dos juros do crédito, após seguidas elevações - disse Aprigio Rello Junior, diretor do Instituto de Desenvolvimento do Varejo. (Geralda Doca).