Título: UM TERÇO DOS JOVENS AMERICANOS ACIMA DO PESO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/12/2005, O Mundo, p. 39
Entre adultos saudáveis percentual é alto, chega a 15%. Para eles, subir escada é difícil
NOVA YORK. Um terço dos adolescentes americanos está tão acima do peso e fora de forma que até mesmo atividades físicas rotineiras, como subir uma escada, pode deixá-los sem fôlego. Embora os jovens não corram risco imediato de problemas cardíacos, as chances de apresentarem complicações cardiovasculares no futuro aumenta bastante porque suas taxas de colesterol, pressão e obesidade são muito mais elevadas do que entre os mais ativos.
O estudo também constatou que aproximadamente 15% dos adultos aparentemente saudáveis também estão acima do peso. A pesquisa foi publicada na revista "Journal of the American Medical Association".
- Os números revelam que as pessoas estão se tornando cada vez menos fisicamente ativas - afirmou a principal autora do estudo, Mercedes Carnethon, do Departamento de Medicina Preventiva da Escola de Medicina de Chicago. - O aumento do número de pessoas gordas é uma conseqüência do declínio das atividades.
Mortalidade deve aumentar num futuro próximo
O fato de aparecerem muito mais adolescentes obesos do que adultos é facilmente explicável, segundo a especialista. Os adultos incluídos no estudo eram todos considerados de baixo risco para problemas cardiovasculares e não apresentavam um histórico de pressão ou colesterol alto. Provavelmente, sustentou Mercedes, eles estão mais em forma do que a média dos americanos adultos.
Especialistas americanos temem que a pouca atividade física somada a uma dieta rica em gordura fará aumentar, num futuro próximo, a mortalidade decorrente de problemas cardíacos.