Título: EUA REGISTRAM O MAIOR VOLUME DE EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA
Autor:
Fonte: O Globo, 22/12/2005, O Mundo, p. 39
Em vez de reduzir C02, país polui como nunca a atmosfera da Terra
NOVA YORK. As emissões de gases do efeito estufa nos Estados Unidos atingiram seu maior volume em 2004, de acordo com documento divulgado ontem pelo Departamento de Energia americano. As emissões aumentaram 2% no ano passado, pulando de 6,9 bilhões de toneladas em 2003 para 7,12 bilhões de toneladas. Segundo o documento, em relação a 1990, o aumento foi de 14%.
Trata-se do maior volume anual de gases poluentes já registrado nos EUA. Diante dos números, Martin Rees, presidente da Royal Society, do Reino Unido, pediu urgência aos governos para resolver o problema das emissões poluentes associadas ao aquecimento global.
O Tratado de Kioto, o acordo internacional para a redução das emissões dos gases estufa nos países industrializados, não foi ratificado pelos EUA, embora o país seja o maior emissor de CO2 do planeta. O governo americano levantou dúvidas sobre os dados científicos relacionados ao aquecimento global e questionou os efeitos da assinatura do tratado sobre seu crescimento econômico.
Os dados do governo americano apontam ainda que as emissões poderiam aumentar de 30% a 47% entre 2000 e 2025, uma elevação considerada perigosa por especialistas em mudanças climáticas.
Ontem, sete estados americanos (Connecticut, Delaware, Maine, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York e Vermont) anunciaram um programa regional de redução de emissões - o primeiro da história dos EUA. O objetivo do acordo regional é reduzir o volume de dióxido de carbono lançado na atmosfera em 10% até 2019.
Inclui quadro: "Gases nos EUA" [gráfico com os dados sobre as emissões de gases poluentes nos Estados Unidos]