Título: PT pede a Lula que assuma logo a candidatura
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 23/12/2005, O País, p. 8

Presidente diz que deve esperar até março para tomar uma decisão e cobra do partido a defesa da política econômica

BRASÍLIA. Em encontro de mais de quatro horas anteontem à noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouviu o pedido da executiva nacional do PT para que lance agora, oficialmente, sua candidatura à reeleição. Em resposta, Lula disse que precisa de uma aliança partidária sólida, não apenas eleitoral, que também lhe dê sustentação num segundo mandato.

Lula, segundo participantes do encontro, disse que pretende esperar até março para ter um quadro mais claro das alianças e avisou que se encontrará com líderes de outros partidos.

Presidente diz que economia favorável é importante

O presidente citou ainda como fator importante uma situação econômica favorável, com crescimento sustentando em 2006. Ele cobrou do PT a defesa da política econômica. No entanto, após a sua fala, dez dirigentes petistas discursaram e todos criticaram a condução da economia e pediram mudanças.

- O presidente me disse a seguinte frase: "Eu não vou vender a minha alma para ser candidato à reeleição". O presidente disse que quer ter a certeza de ter uma base mais coesa do que no primeiro mandato e que quer um crescimento duradouro. Para Lula ser candidato a presidente pela segunda vez, ele tem que ter certeza de que a base está mais forte - disse o presidente da Infraero, Carlos Wilson, que esteve ontem com Lula.

- O presidente disse que precisa que se consolide uma política de aliança como a que o elegeu. Disse que é preciso esperar e deixou claro ao PT que não quer antecipar o debate eleitoral - acrescentou o ministro José Fritsch, da Secretaria de Aquicultura e Pesca, que participou do encontro.

Na reunião, realizada na Granja do Torto, Lula falou por uma hora. Cobrou do PT uma defesa enfática das realizações do governo, inclusive da política econômica. Disse que o PT deve debater com a oposição e usar como argumentos os avanços do governo. Afirmou que a queda dos juros vai continuar e que não abre mão de um crescimento maior em 2006.

- Este é o governo. Temos muitos avanços. E é com este salto que vamos fazer uma campanha de muita mobilização. Se o PT não defender a política econômica, outros irão se apoderar dos resultados - disse Lula, segundo participantes do encontro.

Berzoini: março é momento adequado para decisão

Segundo o presidente do PT, Ricardo Berzoini, março é o momento mais adequado para Lula anunciar sua decisão.

- O PT disse ao presidente que queremos que ele seja nosso candidato. O PT quer apresentar um programa com avanços em relação ao patrimônio positivo que o governo conquistou - disse.