Título: MORADORES FAZEM CRÍTICAS A PROJETO DO PEU DAS VARGENS
Autor:
Fonte: O Globo, 23/12/2005, Rio, p. 30

Prefeito diz que vai analisar antes de decidir se sanciona

A aprovação do Projeto de Estruturação Urbana (PEU) das Vargens pela Câmara de Vereadores do Rio foi vista com ressalvas pelos moradores. Representantes de entidades civis concordam que a área, que inclui Vargem Pequena, parte do Recreio e Camorim, precisa urgentemente de uma legislação urbanística para evitar a proliferação de loteamentos clandestinos e de favelas, mas algumas das 19 emendas foram criticadas. O projeto, aprovado por 38 votos a oito, ainda precisa ser sancionado pelo prefeito. Cesar Maia, no entanto, prefere analisar melhor a proposta antes de informar se vai sancioná-la.

A permissão para construir espigões em parte da Avenida Benvindo de Novaes, no Recreio, é uma das emendas mais polêmicas. Se for aprovada, será autorizada construção de prédios com até dez andares na via, no trecho que compreende a Avenida das Américas até Vargem Grande. A ampliação da área do Cemitério Piabas, no mesmo bairro, também foi bastante criticada por moradores.

- É fundamental a aprovação de uma lei para disciplinar a ocupação urbanística do local. Mas a emenda que aumentou o gabarito descaracteriza o projeto, que foi discutido com a comunidade durante três anos - reclamou o advogado ambientalista Rogério Zouein.

Morador de Vargem Grande e presidente da ONG Centro de Defesa das Cidades e conselheiro do Crea-RJ, Canagé Vilhena também foi contrário ao projeto aprovado:

- As propostas dos moradores não foram consideradas e os interesses do mercado imobiliário prevaleceram.

Para evitar a expansão da área do Cemitério Piabas, a Associação de Moradores e Amigos do Recreio está preparando um abaixo-assinado.