Título: BRIGA POR BR-101 LEVA A CORRIDA PARA TAPAR BURACOS
Autor: Alessandro Soler/Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 24/12/2005, Rio, p. 15

Operários a serviço do Dnit, do DER e da prefeitura de Casimiro de Abreu passam o dia consertando a pista

Depois de sete anos sem investimentos do governo federal na BR-101, há uma verdadeira corrida para tapar os muitos buracos no asfalto - e na imagem dos órgãos públicos que negligenciaram a estrada. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e até a prefeitura de Casimiro de Abreu, no Norte Fluminense, passaram o dia de ontem fechando crateras ao longo da via. O DER voltou a ser impedido de fazer a obra pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itaboraí. Mas o presidente do órgão estadual disse que retomará o serviço segunda-feira.

O secretário nacional de Políticas de Transporte do Ministério dos Transportes, José Augusto Valente, informou que o Dnit vai analisar se tentará impedir na Justiça que o estado continue a tapar os buracos:

- A BR-101 não precisa de tapa-buraco, mas de restauração, o que será feito com R$44 milhões. A intervenção do estado é inaceitável. Um serviço malfeito pode trazer riscos aos usuários. Se todos os governadores com que temos dificuldades políticas resolverem entrar nas rodovias federais para fazer demagogia, vamos ter um quadro de quebra institucional.

A assessoria da governadora Rosinha Garotinho disse que ela, por diversas vezes, ofereceu ajuda e alertou para os riscos na rodovia. Diante do que chama de inércia da União, teria decidido agir. E anunciou que continuará a tapar buracos na rodovia. Só ontem o DER cobriu crateras ao longo de quase dez quilômetros, principalmente em Macaé e Campos. Em Itaboraí, a PRF impediu os operários do DER de continuar o serviço quando eles já haviam percorrido 400 metros da estrada.

DER diz que documentos foram apreendidos; PRF nega

O presidente do DER, Henrique Ribeiro, acusou os policiais de terem apreendido carteiras de identidade e de habilitação dos técnicos. A governadora classificou a ação como arbitrária. Já o relações-públicas da PRF, Hélio Dias, negou a apreensão de documentos, dizendo que eles apenas foram checados e devolvidos.

- Não chamamos a PM porque não queremos confronto - disse Ribeiro.

A prefeitura de Casimiro de Abreu também enviou equipes para fechar buracos no trecho que corta a cidade. De acordo com o diretor técnico da obra, Daniel Camargo, vários pontos serão percorridos. O prefeito Paulo Cézar Dames Passos é do PMDB, partido de Rosinha.

- Se o governo federal não faz o seu trabalho, que nos deixe fazer - disse Camargo.

O coordenador regional do Dnit, Rodrigo Costa, voltou a afirmar que não permitirá ajuda de qualquer esfera no trabalho de tapa-buraco. Ele desconhecia a ação de Casimiro de Abreu. Costa reconheceu que o serviço ficou paralisado devido à iminência de privatização da BR-101, idéia que se arrasta desde 1998. Mesmo assim, atribuiu a existência das crateras às fortes chuvas de novembro.

Pelo menos um dos grupos que trabalhava ontem na estrada, na divisa de Tanguá com Itaboraí, não cumpria minimamente os requisitos de segurança. Os funcionários de uma empresa terceirizada que disseram atuar a serviço do Dnit não usavam camisa e não tinham equipamentos de segurança ou orientadores de tráfego.

COLABOROU: Maiá Menezes

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Decisão causa revolta

'Fiquei escandalizada', diz mãe de vítima

A presidente da Associação das Vítimas da BR-101, Darcy Amorim, reagiu com indignação à decisão do governo federal de impedir que o governo estadual tape buracos na via.

- Eu fiquei escandalizada. A União nem faz nem deixa o governo estadual fazer - disse Darcy, que perdeu o filho, Danilo Amorim, e a nora, Jomara Oliveira, num acidente na rodovia no dia 1º de janeiro de 2004.

Para o presidente da ONG 21, Roberto Moraes, a disputa pelas obras tem um caráter pré-eleitoral:

- É lógico que o governo federal foi lento. De uma forma ou de outra, é lamentável que você use isso como barganha política. Mas, já que há uma disputa para tapar buraco, era importante que houvesse também uma disputa para melhorar as condições gerais da rodovia.

Legenda da foto: OPERÁRIOS DO DER em Itaboraí, onde foram impedidos por patrulheiros federais de tapar buracos na pista