Título: APELO CONTRA TERROR E POBREZA
Autor:
Fonte: O Globo, 26/12/2005, O Mundo, p. 16

Bento XVI pede nova ordem para corrigir desequilíbrios econômicos do mundo

No primeiro Natal de seu papado, Bento XVI exortou a Humanidade a se unir contra o terrorismo, a pobreza e a destruição do meio ambiente. Diante de dezenas de milhares de peregrinos que se reuniram ontem sob chuva na Praça de São Pedro para ouvir a mensagem Urbi et Orbi (para a cidade e o mundo), o Pontífice também fez um apelo por uma nova ordem mundial que corrija os desequilíbrios econômicos.

- A Humanidade unida será capaz de confrontar os muitos problemas do tempo presente: da ameaça do terrorismo à humilhante pobreza em que milhões de seres humanos vivem, da proliferação de armas às pandemias e à destruição ambiental que ameaça o futuro de nosso planeta - afirmou Bento XVI, em italiano, numa sacada da Basílica de São Pedro.

Na mensagem transmitida ao vivo por 111 canais de TV para 68 países, o líder de 1,1 bilhão de católicos os estimulou a ter fé em Jesus Cristo:

- Não tenham medo. Tenham confiança Nele! O poder da vida à luz Dele é um incentivo para construir uma nova ordem mundial baseada em relações éticas e econômicas justas.

Nas festividades do Vaticano, bandas da Guarda Suíça e da polícia italiana se apresentaram para a multidão, criando uma atmosfera de alegria, apesar da chuva. Em sua mensagem, o Papa mostrou um estilo diferente de seu antecessor. João Paulo II, falecido em abril, costumava fazer discursos que pareciam poemas de versos livres. Já Bento XVI fez uma homilia em prosa convencional. Ao final desejou feliz Natal em 33 línguas, entre elas português, árabe, hebraico, japonês e latim. O Pontífice anterior às vezes enviava a felicitação em mais de 60 idiomas.

Alerta para os perigos da tecnologia e do progresso

Desde que foi eleito, o Papa tem aconselhado os católicos a não se renderem a um "relativismo ético" em que as circunstâncias possam ser usadas como justificativa para ações que devem ser consideradas erradas. Seguindo essa linha ontem, ele exortou seus ouvintes a não deixar que os avanços tecnológicos os ceguem para os verdadeiros valores humanos:

- Hoje podemos dispor de vastos recursos materiais. Mas homens e mulheres em nossa era de tecnologia correm o risco de se tornar vítimas de suas próprias conquistas intelectuais e técnicas, chegando a uma atrofia e um vazio espirituais. Por isso é tão importante abrir nossas mentes e nossos corações para o nascimento de Cristo, este acontecimento de salvação que deu nova esperança à vida de cada ser humano.

Na mensagem em que a palavra mais pronunciada foi "paz", Bento XVI pediu por aqueles que sofrem em Darfur (região do Sudão arrasada por um conflito), pela paz na Terra Santa e por "ações inspiradas na justiça e na sabedoria" no Iraque e no Líbano. Também pediu que Deus favoreça o diálogo na Península Coreana e na Ásia. Em Belém, onde, segundo a Bíblia, Cristo nasceu, ecoaram mensagens de compromisso com a paz enviadas pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e pelo primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon.

No início do ano, o Papa deve publicar sua primeira encíclica, escritura dirigida aos católicos e ligada à relação pessoal com Deus.

www.oglobo.com.br/mundo