Título: LULA GARANTE CRESCIMENTO VIGOROSO EM 2006
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 27/12/2005, Economia, p. 21

Presidente, em programa de rádio, diz que o sacrifício foi feito nos seus três primeiros anos de mandato

BRASÍLIA. No último programa de rádio de 2005, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não promete, e sim garante, um crescimento vigoroso em 2006 e reafirmou que as eleições não atrapalharão o desenvolvimento do país e nem o cotidiano administrativo do seu governo. Ele argumentou que isso será possível porque o Brasil entrou numa fase consistente de redução das taxas de juros e porque todos os sacrifícios foram feitos nos três primeiros anos de seu mandato.

Na semana passada, em reunião ministerial, Lula estabeleceu 5% do PIB como a meta a ser perseguida para o desenvolvimento do Brasil.

¿ Não prometo, garanto ao povo brasileiro que vamos ter um Brasil se desenvolvendo muito mais em 2006, com um crescimento vigoroso e sólido, (...) como eu sonho e acho que como todos os brasileiros sonham e acreditam ¿ disse Lula.

Ao ser perguntado sobre o impacto das eleições de 2006 na economia, Lula disse que o papel do presidente da República é evitar que a disputa política contamine o cotidiano do governo:

¿ Não pode atrapalhar, não deve atrapalhar (o desenvolvimento do país).

Lula comemorou a queda da taxa básica de juros (Selic) para 18% ao ano e a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de reduzir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) para 9% ao ano. Para ele, essas medidas aquecerão a economia em 2006, com mais investimentos e empregos e aumento do consumo e da renda.

¿ Fizemos o que tínhamos que fazer em 2003, 2004 e 2005, fizemos alguns sacrifícios para que a gente pudesse controlar a inflação.

FMI e Bolsa Família entre as comemorações

Ele argumentou ainda que todos os indicadores sociais e econômicos estão a favor dessa estabilidade.

¿ Temos a nosso favor três anos de experiência, de tranqüilidade, mostrando ao povo brasileiro que o governo não se abala, por mais grave que seja a situação. Vamos trabalhar para consolidar o que fizemos até agora ¿ disse o presidente.

Como vem fazendo nos últimos dias, Lula ainda comemorou o pagamento antecipado de US$15,5 bilhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI), referente a parcelas da dívida que venceriam em 2006 e 2007. Ele disse que agora o Brasil tem credibilidade internacional e está com suas contas arrumadas.

O presidente Lula também comemorou o fato de na sexta-feira ter entregue o cartão do Bolsa Família que completou a concessão do benefício a 8,7 milhões de famílias, afirmando que estava cumprindo o que prometera em 2003. Ao fim do programa, o presidente aproveitou e mandou um recado para quem diz que ele não gosta de trabalhar:

¿ Feliz Ano Novo. Estarei em Brasília essa semana inteira, trabalhando para que o Brasil continue sempre caminhando para frente. Um abraço ¿ encerrou Lula.