Título: Incêndio não afetará pagamento de benefícios a aposentados do INSS
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 28/12/2005, O País, p. 4

Dinheiro sairá nos dias previstos, segundo o ministro da Previdência

BRASÍLIA. O ministro da Previdência, Nelson Machado, afirmou ontem que o pagamento dos benefícios dos 23 milhões de aposentados e pensionistas do INSS está mantido nos dias e nos prazos normais. Segundo o ministro, o fogo que atingiu ontem o prédio do INSS em Brasília não prejudicou o serviço essencial da Previdência e também não afetará o pagamento de salários dos funcionários do órgão.

- Os nossos segurados, as nossas seguradas podem ficar absolutamente tranqüilos. A folha de pagamentos está assegurada. A partir de segunda-feira todos os pagamentos serão feitos normalmente, nos dias e prazos definidos. Vamos manter a Previdência funcionando - disse Machado.

Benefícios serão pagos com a ajuda da Dataprev

Segundo o ministro, o pagamento dos benefícios será feito pelo INSS com a ajuda da Dataprev, empresa responsável pelo processamento de dados da Previdência Social. Ontem de manhã, depois de ser informado da gravidade do fogo que atingiu sete andares do prédio do INSS, o ministro reuniu sua equipe de assessores para traçar um plano de trabalho emergencial.

Ainda na tarde de ontem, equipes do INSS foram deslocadas para salas no Ministério da Previdência e para outros lugares para que o trabalho do final de ano não fosse prejudicado. De acordo com o ministro, estão mantidos concursos, contratos e pagamentos com execução prevista para o fim deste ano.

- Esse incêndio é uma tragédia que graças a Deus se restringe apenas ao plano material e organizacional. Não tivemos nenhuma vítima, o incêndio foi na parte da manhã, muito cedo, não tinha nenhum funcionário no órgão. Os prejuízos foram operacionais e materiais - acrescentou o ministro da Previdência.

Equipes do ministério e do INSS farão nos próximos dias uma avaliação da extensão dos prejuízos para saber o que pode ou não ser recuperado. Nelson Machado afirmou ontem que sua expectativa é de que até o fim da próxima semana sua equipe já possa estar trabalhando para a recuperação dos prejuízos.

Segundo o ministro, diversos outros ministérios ofereceram instalações para acomodar os funcionários do INSS, de forma emergencial, para que nenhum trabalho essencial seja interrompido.

Ministro diz que memória do INSS não foi afetada

Nelson Machado negou ainda que a memória do INSS tenha sido duramente prejudicada com o incêndio de ontem.

- A memória central do instituto está nos sistemas informatizados. Eles são preservados e temos cópias em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Não há nenhum risco - explicou o ministro da Previdência.