Título: CPI pode pedir quebra do sigilo de servidores
Autor: Adriana Vasconcelos/Bernardo de la Peña/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 28/12/2005, O País, p. 10

Serraglio confirma possibilidade do envolvimento de outros parlamentares no esquema do valerioduto

BRASÍLIA. O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse ontem que a comissão poderá pedir a quebra do sigilo de pelo menos 40 dos 400 servidores e ex-assessores da Câmara que tiveram alguma ligação com as movimentações financeiras feitas por empresas ou pessoas ligadas ao valerioduto, como mostrou reportagem do GLOBO ontem. Embora diga que a prioridade da CPI dos Correios é identificar a origem dos recursos que alimentaram o valerioduto, Serraglio afirmou que a comissão não pode se omitir na investigação sobre novos possíveis beneficiários do esquema montado por Marcos Valério e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Serraglio confirmou que há possibilidade de outros parlamentares, além dos 19 deputados que tiveram seus nomes encaminhados para a Mesa da Câmara, terem se beneficiado do valerioduto. Caso isso seja comprovado, o relator disse que os nomes deverão ser encaminhados para a Mesa da Câmara ou do Senado.

- Possibilidade (de existirem outros deputados por trás dos assessores) há. Ou não teria sido feito o cruzamento. Ainda existe muita coisa obscura. Se é fato o que o Roberto Jefferson informou, de que eram muitos os beneficiados, há possibilidade de existirem outros rastros - afirmou.

Funcionário aposentado da Câmara, Armando Sampaio Lacerda procurou O GLOBO ontem para informar que o depósito de R$73 mil que recebeu, posto sob suspeita pela CPI, foi referente ao pagamento de serviço prestado por sua empresa ao Ministério dos Esportes. Segundo ele, entre 9 e 16 de novembro de 2003, sua produtora, após participar de uma tomada de preços do Ministério dos Esportes, fez um filme de 40 minutos sobre o VI Jogos dos Povos Indígenas, em Palmas (TO).

Armando Lacerda afirma que recebeu o dinheiro como pagamento pelo serviço e que o filme foi exibido na TV Nacional e na TV Câmara. De acordo com Lacerda, foram feitos dois depósitos no total de R$73 mil e não dois pagamentos com este valor cada.

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), cobrou ontem resultados da convocação extraordinária do Congresso e criticou a paralisia dos trabalhos da CPI dos Correios e do Conselho de Ética da Câmara. Ele manifestou preocupação com o relatório parcial apresentado por Serraglio, argumentando que foi apresentado, começou a ser discutido, mas não chegou a ser votado. Isso, na avaliação do líder, produz insegurança.

- Aquilo que era para ser elemento de indício virou verdade - criticou.

COLABOROU Luiza Damé

www.oglobo.com.br/pais