Título: Mais fogos no céu da Barra na virada do ano
Autor: Fernanda Pontes
Fonte: O Globo, 28/12/2005, Rio, p. 15

Espetáculo pirotécnico será feito desta vez em cinco pontos da orla, incluindo o Quebra-Mar e dois hotéis

Quem escolheu a Barra da Tijuca para passar o réveillon verá mais luzes coloridas no céu. Diferentemente do que ocorreu nos anos anteriores, quando a queima de fogos aconteceu apenas em dois pontos da praia (nas extremidades), este ano haverá cinco bases para o show: os hotéis Sheraton Barra e Windsor, o Quebra-Mar e outros dois pontos que ainda estão sendo escolhidos. Com a mudança, o espetáculo pirotécnico contará com 1,5 tonelada de bombas e deverá ter aproximadamente dez minutos.

Embora a queima de fogos ainda seja pequena se comparada à de Copacabana, a festa deverá receber cerca de 600 mil pessoas, segundo os organizadores do evento. A idéia da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) é fazer também o lançamento de bombas do píer do emissário submarino e da cobertura do condomínio Barra Bela, mas isso ainda depende de autorização.

- Estamos tentando negociar com o condomínio e a construtora responsável pelo emissário, mas ainda não temos a resposta - explicou o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

Fogos também estarão a cargo de André Lanza

Assim como em Copacabana, a queima de fogos estará sob responsabilidade do empresário André Lanza, que pretende decorar o céu com as cores da Bandeira brasileira e dos jogos Pan-Americanos.

- Também queremos mostrar as cores que simbolizam a paz, como branco e prata, e a esperança, como verde e dourado. As bombas serão bem menores que as de Copacabana. Elas terão no máximo quatro polegadas (em Copacabana chegam a 16) porque serão lançadas das coberturas dos hotéis - disse Lanza.

O show pirotécnico da Barra por pouco não foi cancelado este ano. No início de dezembro, ainda não havia patrocínio para a queima, que não está incluída na programação oficial da prefeitura. Mas a ABIH-RJ conseguiu os R$250 mil necessários com a iniciativa privada.

Os organizadores esperam ainda produzir uma cascata de fogos no Quebra-Mar. Um canhão de laser também poderá ser usado na noite da virada.

- Se conseguirmos o canhão de laser projetaremos imagens nas fachadas dos prédios. Mas ainda dependemos de um contrato com uma empresa paulista - disse Lopes.

Para ele, a correria para proporcionar uma festa mais bonita na Barra, às vésperas do réveillon, vale a pena:

- Na Barra, os moradores costumam passar a noite da virada na praia. E, com a chegada de hotéis de grande porte à orla, acho importante oferecer um réveillon de qualidade.

Shows de Zélia Duncan e da bateria do Salgueiro

Além dos fogos, quem for à Praia da Barra poderá assistir aos show da cantora Zélia Duncan e da bateria do Salgueiro. A programação, que inclui ainda a apresentação de um DJ, começará às 20h. O palco, como nos anos anteriores, ficará na areia em frente à Praça do Ó.

Quem for de carro para a praia deve ficar atento ao esquema da CET-Rio. A estimativa da companhia é de que estarão disponíveis nove mil vagas. O coordenador regional da CET-Rio, Marcos Couto, disse que oito reboques vão atuar na área:

- Quem tiver o carro rebocado deve providenciar a liberação do veículo no 23º BPM (Leblon).

Um posto médico será montado na Avenida Lúcio Costa, próximo ao palco. A Guarda Municipal vai convocar 106 agentes para o bairro e o esquema de limpeza da praia mobilizará 1.080 garis.

Já a queima de fogos na Igreja da Penha vai durar dez minutos. As luzes de Natal que decoram a igreja serão apagadas e, só com o início do espetáculo pirotécnico, as oito mil microlâmpadas serão novamente acesas.

www.oglobo.com.br/rio

Oferendas já podem ser vistas nas praias

As tradicionais oferendas a Iemanjá, comuns nesta época do ano, já podem ser vistas nas praias cariocas. Sem conseguir espaço nas areias que ficam lotadas no réveillon de Copacabana, umbandistas vêm procurando outros lugares. Ontem mesmo uma toalha com diversos tipos de comida, bebida e flores foi estendida na Praia da Barra.

A homenagem a Iemanjá já faz parte do calendário da cidade há pelo menos 40 anos. Centenas de umbandistas costumavam se reunir na Praia de Copacabana na noite da virada. Mas, nos últimos dez anos, os religiosos vêm deixando as areias por causa dos shows.

- Fomos deixando a Praia de Copacabana e hoje os trabalhos são feitos na Ilha do Governador e na Urca - disse a presidente da Congregação Espírita Umbandista do Brasil, Fátima Damas.

Com a antecipação oficial dos festejos para a noite do dia 29, umbandistas esperam que as oferendas da Praia de Copacabana voltem a reunir os adeptos.

Legenda da foto: COMIDA E FLORES na Praia da Barra da Tijuca: oferendas a Iemanjá