Título: PETROBRAS FAZ DESCOBERTA DE CAMPO GIGANTE AO SUL DA BACIA DE CAMPOS
Autor: Mirelle de França
Fonte: O Globo, 28/12/2005, Economia, p. 22

Potencial estimado pode representar até 10% das reservas da estatal

A Petrobras anunciou ontem que avaliações preliminares indicam que o campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, é gigante e tem um potencial estimado entre 700 milhões e 1 bilhão de barris de óleo equivalente (petróleo e gás). O volume é significativo, já que representa de 6% a 10% do total das reservas da estatal, hoje estimadas em 11,85 bilhões de barris de petróleo.

Em nota divulgada ontem à noite, a Petrobras informou ainda que encaminhou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a declaração de comercialidade do novo campo. Ele é localizado no Plano de Avaliação do antigo bloco BC-20, ao Sul da Bacia de Campos, no Estado do Rio. O poço descobridor encontra-se a 1.200 metros de profundidade.

Pelo comunicado, essa é uma área operada pela Petrobras, que possui 62,5% da concessão, adquirida em 1998 em consórcio com a Chevron Overseas do Brasil Ltda. A parceira americana da estatal brasileira detém 37,5% dos investimentos.

Em consórcio com Chevron, campo produzirá em 2011

Segundo a Petrobras, a delimitação preliminar do novo campo, que foi descoberto em 2003, resultou da perfuração de cinco poços, além do orginal. A expectativa da estatal, de acordo com as informações divulgadas ontem à noite, é que o novo campo comece a produzir no fim de 2011, "dando contribuição importante para a produção brasileira de óleo e gás".

Atualmente, a produção diária da Petrobras é de 1,6 milhão de barris de petróleo e 359 mil barris de gás natural. O Estado do Rio responde por cerca de 80% da produção nacional de petróleo. Com a nova descoberta, a estatal deverá reforçar a sua capacidade de atender à demanda interna do país. A previsão da empresa é alcançar a auto-suficiência no primeiro semestre do próximo ano.