Título: FGV: CONFIANÇA DO CONSUMIDOR ESTÁVEL
Autor: Mariza Louven
Fonte: O Globo, 28/12/2005, Economia, p. 22

Serasa, no entanto, apura avanço de 6% nas vendas na semana do Natal

RIO e SÃO PAULO. Mais dinheiro em circulação, oportunidades de trabalho temporário e esperança de um ano melhor costumam elevar os ânimos em dezembro. Este ano, porém, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) variou só 0,6% no mês, ficando tecnicamente estável. Apesar da avaliação dos entrevistados sobre a situação atual ter avançado 3,6%, as expectativas quanto ao futuro foram negativas em 1%, devido à queda de 4% nas intenções de compras de bens duráveis.

- Nesta época do ano, era de se esperar que o índice avançasse mais, por razões sazonais. Mas não dá para dizer que a confiança do consumidor está ascendente. A oscilação foi pequena - afirmou o coordenador da Sondagem de Expectativas do Consumidor do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Aloísio Campelo Jr.

A sondagem é realizada com base numa amostra de dois mil domicílios, em sete das principais capitais brasileiras. De acordo com Campelo, o índice sobre a situação presente evoluiu 3,6%, impulsionado pela percepção de melhoria financeira em dezembro. Cresceu de 18,6% para 21% a proporção dos entrevistados que acharam a situação boa e caiu de 20,1% para 16,8% a dos que avaliaram como ruim.

Esta percepção pode ter se refletido nas vendas. De acordo com a Serasa, foi registrado um aumento de 6% nas vendas entre os dias 19 e 25 de dezembro, em relação a igual período de 2004. A Serasa informou ainda que as vendas na capital paulista aumentaram num ritmo menor que a média do país. Nas lojas da cidade, elas avançaram 3,5%, na semana do Natal.

COLABOROU: Globo Online