Título: PT CONTESTA BALANÇO PARCIAL DE CPI E AMEAÇA APRESENTAR RELATÓRIO PARALELO
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 29/12/2005, O País, p. 4

Fatos não podem ser contestados, reage o relator Osmar Serraglio

BRASÍLIA. O PT contestou ontem trechos do relatório parcial da CPI dos Correios divulgado semana passada e ameaçou apresentar modificações ao relatório final da comissão. Fontes do partido afirmam que cresce a pressão para que seja apresentado um relatório paralelo, como ocorreu durante a CPI do Banestado, que acabou não punindo qualquer dos suspeitos.

O fato acirrou ontem os ânimos na comissão e provocou constrangimentos. O relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse estranhar o fato de o PT estudar a possibilidade de um texto substitutivo porque só deve concluir seu relatório no fim de fevereiro:

¿ Acho estranho alguém querer fazer um relatório paralelo antes de eu apresentar o relatório final. Mas não posso impedir. Agora, o meu relatório é consistente porque trabalho com fatos. E fatos não podem ser contestados.

Segundo o deputado petista Carlos Abicalil (MT), integrante da CPI, o partido considera que Serraglio omitiu fatos importantes no balanço de atividades apresentado semana passada.

¿ Achamos que houve omissão em vários pontos. Por isso, vamos apresentar uma proposição complementar ao balanço.

Entre as omissões, segundo Abicalil, está o fato de Serraglio não ter citado o PMDB, seu partido, como beneficiário do valerioduto. Ele também questiona o fato de o relatório apresentar o Banco do Brasil, no lugar da Visanet, como responsável pela antecipação de recursos para a agência de propaganda DNA.

Abicalil diz que o Banco do Brasil é uma empresa pública e a Visanet é de natureza privada, o que para o PT faz grande diferença. Para ele, também foram excluídas do relatório as investigações feitas antes de 2003.

¿ O texto de Serraglio pode ser modificado ¿ disse.

Ontem, a sub-relatoria de Contratos da CPI dos Correios iniciou a série de 33 audiências que serão realizadas durante a convocação extraordinária.

Em seu depoimento, o segurança amazonense Francisco Marques Carioca, que trabalha para a casa de câmbio Cortez, admitiu ontem que sacou em espécie R$1,036 milhão das contas da Skymaster Airlines entre 2000 e 2001. A comissão investiga fraudes em licitações envolvendo a Skymaster e contratos superfaturados para operar o Correio Aéreo Noturno. Integrantes da CPI já identificaram saques em espécie pela Skymaster no valor de R$30 milhões.

Carioca disse que sacava o dinheiro por solicitação do advogado Marcus Valerius Pinto Pinheiro de Macedo. Segundo o segurança, Marcus Pinto trabalharia para a Skymaster.

Empresa alega que Carioca nunca foi seu funcionário

No fim da tarde, a Skymaster informou à CPI que Carioca e o advogado Marcus Pinto nunca trabalharam para a empresa.

www.oglobo.com.br/pais