Título: TJ PROPÕE CRIAÇÃO DE CENTRAL DE MEDICAMENTOS
Autor: Carla Rocha e Célia Costa
Fonte: O Globo, 29/12/2005, Rio, p. 16

Câmara técnica poderá auxiliar juízes nos casos mais complexos de doentes que vão à Justiça contra poder público

O Tribunal de Justiça e a prefeitura estudam a criação de uma central de atendimento ¿ que reúna município, estado e União ¿ para tentar solucionar os problemas de distribuição de medicamentos na rede pública. A proposta foi discutida numa reunião entre o presidente do TJ, desembargador Sérgio Cavalieri; o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Cezar Coelho; e o procurador-geral do município, Júlio Rebelo Horta.

¿ O objetivo é buscar soluções para melhorar o atendimento ao público que necessita de remédio, evitando que as pessoas precisem recorrer à Justiça ¿ disse Cavalieri.

Caos na saúde preocupa ainda mais no réveillon

Anteontem, a menina Mylena Monteiro Gomide, de 9 anos, que tinha artrite psoriática, morreu em decorrência de complicações da doença no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da UFRJ, antes de a família obter uma liminar na Justiça que lhe garantisse o direito a uma vaga numa UTI pediátrica. Portadora da doença crônica desde recém-nascida, Mylena já havia enfrentado problemas de descontinuidade no fornecimento dos medicamentos de uso contínuo.

Com suas varas de fazenda pública sobrecarregadas de processos de pacientes que não são atendidos adequadamente, o TJ defende ainda a instituição de uma câmara técnica para auxiliar os juízes na análise de casos mais complexos como o de Mylena. O presidente do TJ se reunirá no dia 4 de janeiro com o secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino.

O caos na rede de saúde preocupa o presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), Paulo Pinheiro (PPS), que fez um levantamento mostrando que, durante o réveillon, ocorrem, em média, dois acidentes de trânsitos com vítimas, a cada dez minutos, a maioria envolvendo jovens entre 18 e 24 anos, por causa da ingestão excessiva de álcool. A estatística foi elaborada com base nos atendimentos feitos pelo Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) do Corpo de Bombeiros, durante os festejos nos últimos anos.

Hoje, Pinheiro distribuirá folhetos educativos, a partir das 10h, na esquina das avenidas Atlântica com Princesa Isabel, em Copacabana.