Título: CUBA USA GPS CONTRA CORRUPÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 29/12/2005, O Mundo, p. 26
Veículos oficiais rastreados
HAVANA. Após botar os membros da Juventude Comunista no controle dos postos de gasolina para coibir o desvio de combustível e o subfaturamento, o ditador cubano, Fidel Castro, quer usar a tecnologia contra a corrupção. Ele propõe o uso de GPS para vigiar os veículos oficiais, a fim de garantir que sejam usados apenas com finalidades públicas.
Fidel anunciou que Cuba está em condições de fabricar 30 mil aparelhos para pôr em prática a vigilância por satélite dos veículos oficiais. Em testes feitos com vários deles, o governo cubano descobriu irregularidades, como um funcionário público que usava o carro da repartição para visitar a namorada, um trator que não arava todo o terreno a que estava designado, ônibus que não respeitavam as passagens de nível em ferrovias, sinais de trânsito ou limites de velocidade. Fidel relatou também casos de barcos que eram usados para trazer contrabando do México em vez de pescar.
¿ Isso vai acabar ¿ garantiu ele, anunciando que perseguirá os transgressores.
A campanha anticorrupção levada a cabo por Fidel descobriu que o país estava perdendo cerca de US$100 mil por dia nos postos de gasolina. Em algumas províncias, como Santiago de Cuba, os rendimentos aumentaram cinco vezes com a gestão dos postos pela Juventude Comunista.
Em média, em todo o país os rendimentos do governo dobraram nesse setor. Fidel disse que tais medidas têm a ver com a meta de conseguir o máximo de economia de combustível no ano que vem, à medida que Cuba renova suas fontes de energia e os meios de distribuição.