Título: Genoino diz que FH está antecipando campanha
Autor:
Fonte: O Globo, 17/11/2004, O País, p. 8

O presidente nacional do PT, José Genoino, reagiu ontem às críticas contra o governo Lula e os petistas feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na Inglaterra e disse que o tucano está antecipando a campanha eleitoral. Em palestra na London School of Economics and Political Science, o ex-presidente disse estar decepcionado com o desempenho do governo na área social.

¿ Fernando Henrique está fazendo campanha para o PSDB. Ele ainda não desceu do palanque, busca dar coesão política à aliança entre o PSDB e o PFL e se mantém no clima eleitoral. Isso não é bom para a situação nem para a oposição, que tem a responsabilidade de governar as cidades onde ganhou ¿ disse Genoino.

O ex-presidente também disse que a derrota de Marta Suplicy para José Serra em São Paulo mostra que Lula não é imbatível na disputa pela reeleição.

¿ Fernando Henrique está se precipitando em suas análises. Ele deveria olhar para o governo dele. Em 1996 e em 2000 o PSDB não ganhou em São Paulo, Rio de Janeiro nem em Belo Horizonte e mesmo assim ele se reelegeu em 1998 no primeiro turno ¿ disse.

Petista responde à acusação de aparelhamento do Estado

Genoino divulgou números para responder à acusação de aparelhamento do Estado feita por Fernando Henrique. Segundo o petista, dados oficiais mostram que o governo Lula manteve 76,7% dos funcionários em cargos de confiança, enquanto Fernando Henrique manteve 72,9%.

¿ Não há inchaço nem politização da máquina pública ¿ disse o petista.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que concorda com a declaração de Fernando Henrique de que o presidente Lula não é imbatível na disputa pela reeleição.

¿ Ninguém é imbatível ¿ disse Alckmin.

Em Brasília, os governistas na Câmara e Senado receberam as críticas do ex-presidente como parte de uma estratégia do tucano para se firmar como candidato à sucessão presidencial em 2006.

¿ Devagar com o andor, está muito cedo para o Fernando Henrique entrar em campanha como candidato. Ele precisa ter mais cuidado para não se queimar! ¿ disse o líder do governo na Câmara, Professor Luizinho(PT-SP).