Título: SERRA SE ENVOLVE EM BATE-BOCA COM MANIFESTANTES DURANTE INAUGURAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 30/12/2005, O País, p. 8

Polêmica foi sobre a construção das escolas que substituirão as de lata

SÃO PAULO. O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), se envolveu num bate-boca ontem durante cerimônia de substituição das escolas de lata. Quando ele discursava, parte dos presentes gritava que o prefeito mentia ao afirmar que a nova escola tinha sido integralmente construída em sua gestão. Muitas pessoas seguravam cartazes pedindo mais escolas ou reclamando da demora na obra.

Pressionado pelos moradores, Serra voltou atrás e admitiu que a obra não foi feita integralmente em sua gestão:

- Apenas 18% da escola estavam construídos. Fizemos praticamente tudo - respondeu a um morador que segurava um cartaz com os dizeres "Inaugurar o que já está quase pronto é fácil".

"A gestão passada deixou só 18% deste projeto feito"

Este ano, 25 escolas de lata foram substituídas por prédios de alvenaria. Mais 23 serão entregues até fevereiro, quando começa o ano letivo. Apesar dos insultos, Serra continuou o discurso atacando a gestão anterior da petista Marta Suplicy:

- A gestão passada deixou só 18% deste projeto feito. Quando você quer caminhar cem metros e anda apenas 18 centímetro,s não pode dizer que fez a caminhada. Faltou muito.

O bairro do Campo Limpo, onde ocorria a inauguração, é dominado politicamente pela família Tatto, que tem vários políticos petistas, como um vereador, um deputado estadual e o atual terceiro vice-presidente nacional do PT, Jilmar Tatto.

Em defesa do prefeito havia quatro adolescentes com cartazes de apoio. Quando o bate-boca esquentou, elas começaram a gritar elogios a Serra.

- Ontem (quinta-feira) ele foi a uma inauguração no bairro onde moro, e hoje eu e minhas amigas vamos seguir o prefeito de novo - disse uma das fãs, de 14 anos.

Aos jornalistas, Serra disse que ataques públicos são raros.

- Isso é coisa organizada por bases petistas.

Legenda da foto: SERRA REAGE a críticas em bairro dominado politicamente pelo PT