Título: Juíza de Campos vai ouvir testemunhas
Autor:
Fonte: O Globo, 17/11/2004, O País, p. 8

A juíza da 76 Zona Eleitoral de Campos, Denise Apollinária, começa hoje a ouvir testemunhas dos processos elaborados pelo Ministério Público que pedem a cassação do registro dos candidatos que disputaram o segundo turno das eleições municipais: o prefeito eleito Carlos Alberto Campista (PDT) e Geraldo Pudim (PMDB). É pedida ainda a inelegibilidade por três anos do prefeito Arnaldo Vianna (PDT), que apoiou Campista, e do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) e da governadora Rosinha Matheus (PMDB), aliados de Pudim. Todos são acusados de abuso de poder econômico e político na campanha.

Serão ouvidas hoje 18 pessoas, sendo dez testemunhas de defesa da coligação de Campista e outras oito intimadas pelo Ministério Público.

Rosinha e Garotinho serão chamados na 2 fase

Sexta-feira será a vez de a juíza tomar os depoimentos relativos aos processos contra a candidatura de Pudim. Rosinha e Garotinho só deverão ser ouvidos numa segunda fase do processo.

Uma semana antes do segundo turno, os sete promotores do Ministério Público em Campos pediram à juíza a cassação dos registros e a inelegibilidade do prefeito, de Garotinho e Rosinha. A juíza suspendeu os programas sociais estaduais e municipais na reta final da campanha, diante da suspeita de que favorecimento aos candidatos.

O PMDB enviou ontem à juíza novo processo pedindo a cassação do registro de Campista, alegando que houve contratação em massa na prefeitura no período pré-eleitoral, o que configura crime eleitoral.