Título: EUROPA EM ALERTA PARA TEMPESTADES DE NEVE
Autor:
Fonte: O Globo, 30/12/2005, O Mundo, p. 25

Estradas e aeroportos são bloqueados em vários países do continente, levando autoridades a pedirem cautela

LONDRES. Tempestades de neve deixaram em alerta ontem boa parte da Europa, interrompendo o tráfego e dificultando a rotina diária em diversas áreas. A meteorologia avisou que o tempo pode piorar ainda mais.

Pelo terceiro dia consecutivo, a onda de frio tomou conta da Grã-Bretanha, baixando a temperatura para dez graus negativos no norte da Inglaterra e na Escócia. Rodovias tiveram de ser fechadas em Kent e Sussex e alerta de tempo severo foi emitido para várias regiões, cobertas por até 30 centímetros de neve. Trens e ônibus atrasaram seus horários ou tiveram saídas canceladas e eventos esportivos foram suspensos no sul da Inglaterra.

- Nos piores lugares a visibilidade vai cair para cem metros porque o nevoeiro será muito denso. É preciso tomar cuidado - disse um porta-voz do Escritório de Meteorologia britânico.

Alerta laranja em 60 departamentos na França

Na República Tcheca, o Aeroporto de Praga-Ruzyne só reabriu por volta de 12h30m, após várias horas fechado por causa da neve que caíra de madrugada. Partes das principais estradas tchecas foram interrompidas e na rodovia que liga Praga a Brno, quatro caminhões se envolveram num acidente.

No norte da França, centenas de motoristas tiveram de passar a noite em hotéis e centros comunitários na região de Nancy enquanto equipes limpavam as estradas bloqueadas pela neve. Na região de Calvados, na Normandia, uma estrada foi interrompida nas duas direções por causa da neve. No sudeste do país, a fronteira com a Itália ficou fechada até o meio-dia. O serviço meteorológico francês emitiu alerta laranja (imediatamente anterior ao mais grave, o vermelho) em 60 departamentos do país. Uma mulher de 52 anos morreu de frio em sua cabana de madeira em Le Mans, que não tinha eletricidade, e um homem morreu dentro de seu carro, estacionado no centro de Lyon.

Estradas tiveram de ser fechadas ao tráfego também na Itália, na Holanda, na Alemanha, na Croácia e na Áustria. Na área de Viena, capital austríaca, cerca de 300 residências ficaram sem eletricidade devido à queda de postes de energia durante as tempestades. Ontem, os serviços meteorológicos locais alertavam os países da Escandinávia para a possibilidade de ocorrência de fortes nevascas durante a noite, pedindo cautela aos motoristas nas estradas.

http://oglobo.globo.com/online/mundo/

Legenda da foto: BERLIM: UM sem-teto pede ajuda