Título: MORRE PM FERIDO EM TIROTEIO COM LADRÕES NA TIJUCA
Autor: Antonio Werneck
Fonte: O Globo, 31/12/2005, Rio, p. 17

Policial passa por 4 cirurgias, mas não resiste aos ferimentos

Baleado no peito anteontem durante uma tentativa de assalto à loja de material esportivo Hawaii Sports, na galeria do Edifício Esmeralda, na Tijuca, o soldado Leonardo Barbosa Salgueiro, do 6º BPM, morreu na madrugada de ontem no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na Usina. Segundo policiais do batalhão, o soldado foi submetido a quatro operações durante a madrugada, mas não resistiu aos ferimentos provocados pelo disparo. Ele deve ser enterrado hoje, em Duque de Caxias.

Na tarde de anteontem, um grupo de sete a nove homens armados com pistolas e dois fuzis invadiu a loja de material esportivo que fica no fim da galeria, localizada no número 685 da Rua Conde de Bonfim. Policiais do 6º BPM chegaram ao local e iniciaram uma troca de tiros com os assaltantes. No tiroteio, o assaltante Daniel Goys Pauluce, de 34 anos, acabou preso dentro de uma farmácia que fica na entrada da galeria. Segundo os policiais que participaram da ação, mesmo depois de baleado no peito, outro bandido, Marcelo Alves dos Santos, de 25 anos, que acabou morrendo em seguida, ainda conseguiu atirar no soldado Salgueiro, atingindo-o no peito.

Durante a troca de tiros, o sargento Antônio Carlos foi baleado de raspão no braço, depois que uma bala que acertaria sua virilha bateu na chave que ele carregava sob o cinto. Na fuga, dois assaltantes obrigaram uma equipe de instaladores de TV por assinatura a levá-los ao Morro do Salgueiro.