Título: TECNOLOGIA AINDA PESA NO BOLSO
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 01/01/2006, Economia, p. 26

Cepel estima 10 anos para que uso se torne mais difundido

Apesar de o sol nascer para todos, o uso da energia solar em residências ainda não é acessível a todas as camadas da população. Segundo Hamilton Moss, pesquisador do Departamento de Tecnologias Especiais do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) e do Centro de Referência para Energia Solar e Eólica, a tecnologia ainda pesa no bolso e só será mais barata em uma década. Hoje, a instalação de um equipamento de energia fotovoltaica (com baterias e gerador), custa US$8 mil o kilowatt, o que dá para o consumo de uma casa com quatro pessoas, sem aparelho de ar-condicionado. O valor é até três vezes maior do que o da conta de energia elétrica de uma família com o mesmo número de pessoas, pelo período de 15 anos, tempo de vida útil do equipamento.

¿ O custo ainda é alto na cidade. Mas em áreas rurais onde não há energia elétrica, hoje fica mais caro pagar por uma extensão da rede de energia convencional. Isso pensando na energia elétrica nos padrões de preços atuais. A tendência é o preço da energia elétrica subir mais e a fotovoltaica, cair ¿ afirma Moss.

A tecnologia vem sendo estudada no Cepel, na Ilha do Fundão, no Rio, onde funciona a Casa Solar Eficiente, desenvolvida em conjunto com o Ministério de Minas e Energia e Eletrobrás.

¿ A casa, alimentada pela luz do sol, fornece energia para eletrodomésticos e aquecimento de água. É um meio de pesquisa para observar o desenvolvimento da tecnologia em residência ¿ explica Moss.

Ele acredita que, além da energia solar, outras fontes alternativas estarão mais acessíveis à população no futuro. Segundo ele, o conceito dos automóveis bicombustíveis poderá ser usado em residências, no melhor estilo¿totalflex¿:

¿ A casa modelo totalflex é viável no futuro próximo. Em pouco mais de uma década, além da tradicional energia elétrica e solar, uma casa poderá ser alimentada também por biomassa ou até mesmo células de combustível.