Título: LULA ESCOLHERÁ MAIS TRÊS MINISTROS PARA O STF ATÉ ABRIL
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 02/01/2006, O País, p. 5

BRASÍLIA.O Ano-Novo trouxe para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o desafio de remodelar a composição do Supremo Tribunal Federal (STF). Nos quatro primeiros meses de 2006, o presidente terá de escolher três novos integrantes para a mais alta corte do Judiciário. Com isso, ao fim do mandato, Lula terá nomeado sete dos onze ministros do tribunal. O último presidente a obter esta marca foi o general Ernesto Geisel, que governou o país de 1974 a 1979.

Em janeiro, Carlos Velloso completa 70 anos de idade e terá de se aposentar. O presidente do STF, Nelson Jobim, já anunciou que tem a intenção de deixar o cargo em março. Assim, ficaria livre para se filiar a um partido político ¿ provavelmente o PMDB ¿ e disputar as eleições de 2006.

A última surpresa veio de Sepúlveda Pertence. Conforme assessores próximos do ministro, Pertence planeja antecipar para abril sua aposentadoria compulsória, que ocorreria apenas no fim de 2007. O ministro foi nomeado para o Supremo em 1989 pelo então presidente da República José Sarney. Agora, ele estaria mais interessado em retomar sua carreira jurídica fora do tribunal.

Recentemente, parlamentares acusaram Pertence de retardar propositadamente o julgamento de um recurso proposto pelo ex-deputado José Dirceu (PT-SP) contra o processo de cassação do mandato que sofria no Congresso Nacional. O ministro, que estava de fato adoentado e ficou impedido de trabalhar por alguns dias, acabou dando uma pequena sobrevida ao mandato de Dirceu. Na sessão do STF em que o recurso de Dirceu foi julgado, Pertence defendeu-se dizendo ter sido vítima de críticas indevidas.