Título: Pane no INSS não é resolvida e filas continuam
Autor:
Fonte: O Globo, 17/11/2004, O País, p. 12
Após o feriado prolongado, o funcionamento do sistema de dados do INSS não voltou ao normal e os segurados continuam sofrendo nas filas. O ministro da Previdência, Amir Lando, havia prometido sexta-feira que em 72 horas a pane nos computadores seria resolvida. No posto da Avenida Presidente Vargas os funcionários informavam que o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CADPF) estavam fora do ar. Com isso, o posto ficou vazio.
Já na agência da Rua Marechal Floriano havia um comunicado na entrada informando que devido à instabilidade do Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade (Sabi), alguns serviços não estavam disponíveis. Esse programa é relativo às perícias, mas quem pretendia dar entrada ou habilitar benefícios era orientado a ir a outro posto ou retornar hoje.
O Ministério da Previdência e a Dataprev, responsável pelo sistema de processamento de dados, divergiram sobre o problema. O ministério admitiu que houve reclamações mas que hoje o atendimento será normalizado. Já a Dataprev alegou que nenhuma agência comunicou a pane e o Sabi não funcionou, porque não foi atualizado em alguns postos.