Título: MINISTRO APOSTA EM DEFINIÇÃO ATÉ FEVEREIRO
Autor:
Fonte: O Globo, 03/01/2006, O País, p. 3

BRASÍLIA.O ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, afirmou ontem que no governo e nos partidos aliados é considerada certa a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição e que a expectativa é que ele decida até o final de fevereiro. Para ele, a indefinição de Lula se deve a sua posição histórica contra a reeleição e à responsabilidade de governar o país, não à falta de resultados positivos nos primeiros três anos do seu governo.

¿ Na hipótese de ele não ser candidato, há uma mudança tão forte no quadro sucessório que é difícil prever como os partidos se rearranjam, seja na base, seja na oposição.

O ministro admitiu que a voz corrente é que seria uma tragédia para o PT se Lula não fosse candidato, mas ele discorda:

¿ Eu acho que não é um desastre. O presidente Lula é o melhor candidato. Acho que é o único candidato, porque o PT não preparou outro. Mas não é um desastre porque, nas dificuldades, as pessoas se superam e conseguem soluções.

Wagner confirmou que deverá ser candidato a governador da Bahia, mas que a decisão final será tomada em conjunto com Lula. Além dele, Alfredo Nascimento (Transportes) e Agnelo Queiroz (Esportes) já declararam que pretendem ser candidatos a governador.