Título: Pont quer que Lula interfira para criar comissão de ética para punir petistas
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 03/01/2006, O País, p. 4

Secretário diz que presidente tem instrumentos para agir na discussão partidária

SÃO PAULO. O secretário-geral do PT, Raul Pont, quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interfira junto ao diretório nacional do partido para que seja criada uma comissão de ética sobre a atual crise política. Ele criticou as afirmações dadas por Lula ao ¿Fantástico¿, que foram ao ar no último domingo, sobre o PT ter de ¿sangrar muito¿ para recobrar a credibilidade junto aos eleitores.

¿ Seria melhor se o presidente nos ajudasse a instalar mais rapidamente a comissão de ética, para não ficarmos à mercê de um processo de cartas marcadas no Congresso. Até mesmo sobre José Dirceu. Nós vamos nos contentar com o que a CPI apurou? ¿ disse o petista.

Pont disse que o partido poderá sofrer mais desgastes se não realizar a comissão de ética, como foi feito sobre o ex-tesoureiro Delúbio Soares.

¿ Se o PT não fizer isso, mais cedo ou mais tarde, nós continuaremos sangrando ¿ afirmou o secretário.

Para Pont, o presidente Lula pode agir internamente no PT, principalmente com os aliados do antigo Campo Majoritário (corrente de Dirceu, Ricardo Berzoini e do próprio Lula):

¿ Ele faz suas declarações sempre ressaltando que não pode ir além por sua condição de presidente. Mas há instrumentos internos para que ele possa ajudar. Ele poderia orientar seus apoiadores mais diretos, como Marco Aurélio Garcia e Luiz Dulci, a dizer que o presidente espera que seja feita essa apuração o mais rapidamente possível.

Segundo Pont, na última reunião do diretório nacional o Campo Majoritário sequer permitiu que entrasse em pauta a criação da comissão de ética.

Tarso: ¿PT terá de fazer decantação¿

Já o ex-presidente do PT Tarso Genro concordou com Lula sobre a opinião de que o partido deverá sangrar ainda mais. Mas afirmou que a reeleição do presidente depende mais das ações do governo:

¿ Quando o presidente diz que o PT vai ter de sangrar muito é porque o partido terá de fazer uma decantação. Eu espero que o PT esteja preparado para fazer isso ¿ afirmou.

Para Tarso, a crise que explodiu no PT no ano passado é resultado de uma gestão autoritária de mais de oito anos.

¿ A análise que o PT tem de fazer não é meramente técnica, contábil e legal. Temos de avaliar o PT nos últimos oito anos para saber por que se criaram as condições para a crise. Para mim, isso se deve a um determinado estilo de direção autoritário ¿ avaliou.

Segundo ele, essa direção autoritária teria relegado o partido a um papel secundário nas políticas do governo.

¿ Em decorrência dessa direção autoritária e burocrática, com a eleição de Lula, o PT se transformou em um apêndice da estrutura estatal, quando deveria ser um formulador de políticas ¿ disse.

Tarso Genro avaliou, no entanto, que não é apenas o partido que arrastou o governo federal para o centro da crise.

¿ As dificuldades políticas do governo são de duas ordens. É claro que as irregularidades cometidas pelo PT influíram muito, mas acho que a ausência de um crescimento contínuo também prejudica. Segundo estatísticas recentes, o único país que teve crescimento inferior ao Brasil no ano passado foi o Haiti. Um país como o Brasil não poderia aceitar um crescimento inferior a 5%.