Título: JAQUES WAGNER: `PT JÁ PAGOU UM PREÇO¿
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 03/01/2006, O País, p. 4
Para ministro, novas cassações não abalarão mais a imagem do partido
BRASÍLIA. O ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, afirmou ontem que, na entrevista ao ¿Fantástico¿, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quis dizer que o PT tem de responder às dúvidas da sociedade sobre o escândalo do mensalão. Para ele, o prejuízo do partido com as denúncias de corrupção e prática de caixa dois envolvendo petistas já está consolidado e, acredita, nem mesmo novas cassações de petistas no Congresso abalarão mais a imagem do PT.
¿ Acho que o PT já pagou um preço e esse preço está consolidado. Uma história de 25 anos não se troca por um tropeço, um equívoco de alguns dirigentes nesse episódio todo. Alguns membros da oposição repetem a mesma mentira três mil vezes para ver se ela vira verdade na cabeça das pessoas sobre um esquema de corrupção e essas coisas não estão comprovadas em fatos ¿ afirmou Wagner.
Sobre o fato de o presidente Lula dizer que o PT ainda terá que sangrar muito, disse:
¿ A afirmação do presidente é no sentido de que cabe ao PT responder as dúvidas que permanecem na sociedade sobre esse episódio. É uma figura de retórica.
¿O pecado do pregador é mais sentido do que o do pecador¿
Jaques Wagner disse que, embora a oposição pretenda prolongar as investigações, nada vai aumentar o desgaste político do partido. Segundo ele, o maior prejuízo do PT foi que alguns de seus membros ¿se deixaram tragar por uma máquina viciada¿, que sempre foi criticada pelos petistas.
¿ O prejuízo é este: aquele que era pregador, através de alguns dos seus virou pecador. E o pecado do pregador é mais sentido do que o do pecador.
Em relação ao ex-deputado José Dirceu (PT-SP), Wagner disse que Lula o defendeu com base em elementos a que tem acesso:
¿ Ele é um cidadão cassado, mas não é um cidadão condenado.
Mas o ministro deixou escapar críticas à forma como Dirceu conduziu as negociações políticas. O ministro afirmou que Dirceu comandou um projeto de crescimento do partido, porém a operacionalização dessa estratégia foi atabalhoada:
¿ Evidentemente o José Dirceu concebeu um projeto político no sentido de fazer alianças, ganhar prefeituras. A operacionalização foi feita de forma atabalhoada, equivocada, e vem gerando esse prejuízo.