Título: INCLINÔMETROS MONITORAM TERRENO 24H POR DIA
Autor: Dimmi Amora
Fonte: O Globo, 03/01/2006, Rio, p. 11

Dejetos soterrados ao longo de anos podem poluir a Baía de Guanabara

O aterro de Gramacho está instalado num terreno argiloso cercado de vegetação de mangue, numa área de 1,3 milhão de metros quadrados às margens da Baía de Guanabara. A Comlurb monitora o terreno com inclinômetros 24 horas por dia. Caso o terreno ceda, milhões de toneladas de lixo que estão soterradas podem poluir a baía. Próximo ao terreno deságuam os rios Iguaçu e Sarapuí, que cortam cinco dos municípios mais populosos do estado: Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti e Caxias.

¿ A Comlurb está explorando o aterro na base da criatividade. Eles estão monitorando tudo, até por satélite, e é difícil acontecer uma tragédia. Mas não dá para garantir que não acontecerá ¿ alerta o promotor Carlos Frederico.

Se o terreno ceder, os rios serão assoreados e a água deles inundará bairros inteiros, deixando milhares de famílias desabrigadas. Apesar do perigo, o lixo dessas cidades que podem sofrer inundações (à exceção de Nova Iguaçu) continua sendo levado para o aterro de Gramacho. Inclusive o de Caxias.