Título: MORTE SOB A NEVE
Autor:
Fonte: O Globo, 03/01/2006, O Mundo, p. 22

Gelo derruba teto de rinque de patinação e causa avalanche matando ao menos sete na Alemanha

BAD REICHENHALL, Alemanha

Pelo menos cinco pessoas morreram e vinte estão desaparecidas em razão do desabamento do teto de um rinque de patinação no gelo na cidade de Bad Reichenhall, na Bavária, sul da Alemanha, perto da fronteira com a Áustria. Autoridades confirmaram que um dos mortos é uma criança e temem que haja ainda mais menores entre os desaparecidos. Cerca de 25 pessoas ficaram feridas.

As conseqüências podiam ter sido ainda piores. Devido às péssimas condições do tempo, os responsáveis pelo clube cancelaram um treino especial de hóquei sobre o gelo, que levaria muito mais gente ao rinque. O acidente foi provocado pela forte nevasca que se abateu sobre a região, causando também avalanches que deixaram pelo menos dois mortos nas pistas de esqui. O gelo teria se acumulado no teto em precárias condições do rinque fazendo-o desabar.

Equipes de resgate encontravam dificuldades para trabalhar por causa do peso e do tamanho do teto desabado e também em razão das péssimas condições do tempo. As autoridades declararam estado de emergência. Autoridades municipais garantiram que um guindaste estaria chegando à área para ajudar na remoção dos escombros.

¿ O trabalho de resgate está se mostrando muito difícil. É complicado alcançarmos o interior do prédio. O teto que desabou só pode ser levantado com equipamento pesado ¿ afirmou o porta-voz da Polícia, Fritz Braun, em entrevista à televisão local.

Dez esquiadores soterrados no gelo

O acidente ocorreu às 16h (horário local). Segundo o responsável por um clube local de hóquei sobre gelo, autoridades municipais o alertaram, por volta das 15h30m, que não era seguro treinar no rinque naquela tarde.

¿ Mas o clube ficou aberto para patinação ¿ disse Thomas Rumpeltes.

A imprensa alemã sustenta que há anos moradores da região reclamam das precárias condições do teto do rinque. As crianças na Bavária ainda estão em folgas de fim de ano e, por isso, as autoridades temem que muitas estivessem no rinque.

¿ Numa tarde como esta, o normal é termos crianças e famílias na pista ¿ disse um porta-voz do governo local que não se identificou.

O desabamento ocorreu logo depois de dez esquiadores terem sido soterrados por uma avalanche nas montanhas da região. Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram mortos. Sete pessoas conseguiram se salvar, mas uma continua desaparecida. As buscas foram suspensas no fim da tarde em razão do mau tempo.

www.oglobo.com.br/mundo