Título: Serraglio denuncia acordão para tentar salvar ameaçados de cassação
Autor: Gerson Camarotti e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 04/01/2006, O País, p. 4

Relator da CPI manda recado: `Ainda sobra uma esperança, o voto em outubro¿

BRASÍLIA. O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), denunciou ontem, na abertura dos trabalhos da comissão, que há um acordão entre os partidos para salvar deputados da lista de onze que respondem a processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara. Serraglio mandou um duro recado para o PT, afirmando que o partido precisa tomar atitude mais urgente em relação às denúncias de acordão.

¿ Acho que o PT tem que tomar uma atitude mais urgente em relação a esse quadro posto: essencialmente aquela proteção que aparentemente está sendo construída na Câmara.

Na seqüência, Serraglio fez uma advertência:

¿ Espero que não seja verdadeira aquela construção, aquela engenharia de `eu ajudo seu partido, você ajuda o meu partido e nós vamos abafar o que está acontecendo¿ ¿ afirmou o relator da CPI, para quem ¿ resta ainda uma esperança¿ de punição, referindo-se às eleições gerais de outubro. ¿ Ai dos partidos que estão sendo investigados que assim se comportarem. Ainda sobra uma esperança, o voto em outubro: quem não for depurado agora, vai ser depurado nas eleições de outubro.

¿Acordão é inaceitável¿, diz deputado petista

Outros integrantes da CPI apoiaram Serraglio na advertência que fez para a possibilidade de acordão.

¿ É inaceitável qualquer tentativa de acordão. Não podemos aceitar acordo em questões éticas. A sociedade precisa ficar atenta ¿ disse o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

¿ Quando o presidente Lula, o mandatário maior do país, minimiza as graves denúncias, ele acaba incentivando esse tipo de acordão. Há um corporativismo dos deputados respaldados por Lula ¿ observou o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ).

Já os líderes dos partidos de deputados que estão sendo processados no Conselho de Ética sob acusação de envolvimento no esquema do valerioduto reagiram mal às declarações de Serraglio.

¿ Serraglio tem que dar nome aos bois e não fazer como o Lula, para que não fique todo mundo sob suspeita. A instituição já está muito desgastada para ficar aceitando este tipo de denúncia vazia ¿ cobrou o líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ).

¿ Ele está sendo leviano. Nunca chegou aos meus ouvidos tal proposta ¿ acrescentou o líder do PP, deputado Mário Negromonte (BA).

O líder do PL, deputado Sandro Mabel (GO), absolvido pelo plenário das acusações de ter participado do esquema de compra de deputados, também criticou Serraglio:

¿ Ele está extrapolando da função de relator. Não existe nada disso (de acordão). É conversa fiada, cada um vota com sua consciência.