Título: MINISTRO CONVOCA APOSENTADOS PARA SE RECADASTRAR
Autor:
Fonte: O Globo, 04/01/2006, O País, p. 9

Quem não participar do censo pode ter benefício cortado

BRASÍLIA. A baixa participação de aposentados e pensionistas no censo da Previdência Social levou o ministro Nelson Machado a fazer ontem um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV conclamando os aposentados a entregarem na rede bancária o formulário de recadastramento. Quem não entregar o questionário corre risco de ter o pagamento do benefício suspenso.

Durante pouco mais de um minuto, o ministro deu informações sobre como preencher o questionário.

¿ Se tiver dificuldade para ler, peça ajuda para algum familiar ou uma pessoa de sua confiança. Mas se você for direto ao caixa do banco, pergunte para ele se você deve ou não fazer o Censo agora ¿ orientou.

Dos cerca de 2,4 milhões de beneficiários que deveriam participar da primeira fase do recadastramento, ano passado, apenas 23% (cerca de 566 mil) se apresentaram. Na época, Machado considerou o número muito baixo, mas disse não saber exatamente a razão do atraso.

Este mês, o governo começou a enviar novas cartas aos aposentados e pensionistas. Após 90 dias do prazo de recadastramento na rede bancária, o INSS fará uma convocação por edital, fixando um prazo final de até 30 dias para que as informações sejam enviadas.