Título: ABIN ADOTA CARCARÁ E QUER PODER PARA GRAMPEAR
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 04/01/2006, O País, p. 10

Ave do cerrado será símbolo da agência e diretor-geral pedirá ao Congresso autorização para escutas telefônicas

BRASÍLIA. Ao mesmo tempo que anuncia que o carcará, espécie de gavião do cerrado brasileiro, será o símbolo de um nova era na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), com o propósito de sepultar o ranço de arapongagem no órgão, o diretor-geral, Márcio Buzanelli, também avisa que pretende estender as garras da agência e ampliar seus poderes de investigação. O próximo passo do diretor é enviar ao Congresso um projeto de lei que permite à agência fazer escutas telefônicas para investigar casos de espionagem internacional e terrorismo.

O carcará como símbolo foi uma iniciativa de Buzanelli. Ele considera pejorativo classificar os agentes como arapongas, também nome de uma ave de grito estridente, que lembra a batida de um martelo numa bigorna. O diretor lembra que a idéia de batizar os agentes de arapongas partiu do escritor Dias Gomes, numa novela.

¿ Gavião, falcão e águia são aves altivas, destemidas e com longo raio de ação. Têm uma visão aguda, controlam o território e têm muita dignidade. O símbolo americano é uma águia de cabeça branca. A Rússia czarista era representada por uma águia negra. O símbolo do império austro-húngaro era uma águia bicéfala. O carcará é o símbolo que queremos para nossa organização ¿ disse Buzanelli.

Carcará ganhou adesão imediata dos servidores

A adoção do carcará como símbolo, segundo o diretor, ganhou imediata adesão dos servidores do órgão. Buzanelli também criou um hino para a agência, uma bandeira ¿ desenhada por ele mesmo ¿ e até uma revista infanto-juvenil, a ¿Agente jovem da Abin¿:

¿ A receptividade foi altamente positiva. As pessoas exibem com orgulho o novo símbolo, têm adesivo. As pessoas se identificam. Isso tudo fortalece essa integração.

O diretor afirmou que os servidores da Abin convivem com carcarás na agência, que tem vários ninhos do animal espalhados no local onde funciona. A ave é conhecida como a ¿águia do sertão¿. João do Vale popularizou o carcará numa canção gravada por Maria Betânia e Chico Buarque. O refrão diz: ¿Carcará pega, mata e come/ Carcará, não vai morrer de fome¿.

Buzanelli disse que o governo deve enviar ainda até junho o projeto de lei permitindo que o órgão faça escutas telefônicas em casos de espionagem e terrorismo, desde que tenha autorização judicial.

¿ Seria espionagem de serviço de inteligência envolvendo empresas estrangeiras de fachada que atuam no Brasil e em prejuízo do interesse nacional em algumas áreas, como ciência e tecnologia. É para proteção do conhecimento, principalmente da Amazônia, os conhecimentos indígenas. Quem não se lembra que uma empresa japonesa registrou o açaí?! Não podem dilapidar nosso patrimônio.