Título: IRÃ ANUNCIA A RETOMADA DE SEU PROGRAMA NUCLEAR
Autor:
Fonte: O Globo, 04/01/2006, O Mundo, p. 25

AIEA adverte que a medida poderá levar a ONU a agir

TEERÃ e VIENA. Numa atitude que pode desencadear uma nova crise internacional, o Irã anunciou ontem a retomada de suas pesquisas nucleares, suspeitas pelo Ocidente de encobrirem um programa secreto de armas proibidas. O anúncio coincidiu com fortes indicações de que Teerã vai recusar a proposta conciliatória da Rússia de enriquecer urânio iraniano em seu território.

O programa nuclear iraniano estava suspenso há dois anos por causa de pressões do Ocidente, embora Teerã negue estar buscando desenvolver armas nucleares. No entanto, com a eleição do conservador Mahmoud Ahmadinejad para a Presidência do Irã meses atrás, o país passou a ter uma atitude mais agressiva em suas relações exteriores. Ontem, ele disse que a política externa de distensão com o Ocidente conseguiu poucos resultados e enfraqueceu o Irã no mundo islâmico.

O programa retomará suas atividades a partir do dia 9. Em Viena, diplomatas da Agência Internacional de Energia Atômica alertaram que a decisão iraniana pode abrir espaço para que o país seja denunciado ao Conselho de Segurança da ONU.