Título: MABEL AMEAÇA PROCESSAR SERRAGLIO
Autor:
Fonte: O Globo, 05/01/2006, O País, p. 4

Líder do PL exige provas de acordão para salvar deputados de cassação

BRASÍLIA. O líder do PL, Sandro Mabel (GO), ameaçou ontem entrar com o processo no Conselho de Ética contra o relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), por quebra de decoro parlamentar. Mabel, que foi absolvido da acusação de envolvimento com o valerioduto, questiona o fato de Serraglio ter denunciado anteontem a existência de um acordão entre os partidos para salvar deputados da lista de onze que respondem a processo de cassação no Conselho de Ética.

Mabel encaminhou uma correspondência para a CPI dos Correios pedindo esclarecimentos sobre as declarações de Serraglio. Caso o relator não aponte nomes e fatos concretos, o PL vai representar contra ele.

¿ O que Serraglio fez é muito grave. Ele produziu um factóide, mas deixou os partidos numa situação difícil. Ele tem que apontar quem fez o acordão. A prerrogativa da imunidade parlamentar tem limite ¿ ameaçou Mabel.

Na terça-feira, Serraglio advertiu sobre a existência de um acordo e acrescentou que ¿resta ainda uma esperança¿ de punição, referindo-se às eleições de outubro:

¿ Ai dos partidos que estão sendo investigados que se assim se comportarem. Ainda sobra uma esperança, o voto em outubro: quem não for depurado agora, vai ser depurado nas eleições de outubro ¿ disse Serraglio, referindo-se aos boatos no Congresso de que apenas mais um ou dois petistas serão cassados.