Título: ARRASTÃO EM TREM GERA POLÊMICA NA FRANÇA
Autor: Octavi Marti
Fonte: O Globo, 05/01/2006, O Mundo, p. 24

Oposição acusa governo de encobrir incidente ocorrido no Ano Novo e que só agora é revelado

PARIS. No dia 1º de janeiro, o diretor-geral da polícia francesa anunciou estar satisfeito por não terem sido registrados episódios graves de violência na passagem de ano. Foi somente anteontem que se soube que 600 passageiros num trem de Nice para Lyon foram roubados e agredidos ¿ enquanto uma jovem sofria violência sexual ¿ por um grupo de 20 a cem jovens bêbados, que tomaram o trem como num filme do Velho Oeste.

Enquanto nos filmes os ladrões subiam no trem em velocidade, os jovens franceses tiveram a ajuda da polícia.

¿ Deviam ser cerca de cem. Estavam bêbados e os colocamos no trem em Nice. Não aconteceu nada ¿ disse o comissário Georges Gasparini.

O trem partiu de Nice com os jovens bêbados ¿ de origem árabe, africana e francesa ¿ e policiais. Mas ao chegar à estação de Saint-Raphael, os policiais desceram e a viagem se transformou em pesadelo.

Os jovens, que tinham bilhetes especiais de Ano Novo, a 1,20 euros (cerca de R$3,30), despertaram do torpor alcoólico e, aparentemente liderados por Aziz Ed Doubia e Ashraf Bouzizoua, dois marroquinos de Avignon, começaram a roubar os passageiros. Um dos rapazes, em meio a risadas dos outros, atacou uma jovem.

Ao chegar ao povoado de Les Arcs, o maquinista decidiu parar, enquanto os três policiais do local aguardavam reforços. O trem ficou parado por quase duas horas e alguns poucos passageiros conseguiram fugir apesar das portas fechadas. Ninguém quis apresentar queixa.

¿ Eles tinham muito medo ¿ contou uma funcionária de hotel de Les Arcs.

Quando o trem partiu, vários policiais foram com ele, e com a ajuda de três testemunhas prenderam seis homens. Mas antes de chegar ao destino, onde mais policiais esperavam pelo trem, a maior parte dos jovens pulou.

Agora, políticos da oposição acusam o governo de encobrir o ataque. O ex-ministro da Cultura Jack Lang acusou o governo de ¿desinformação¿, enquanto o Partido Socialista divulgou uma declaração acusando o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, de impor silêncio sobre o ataque.

Ontem o presidente Jacques Chirac prometeu punir os responsáveis pela violência, que ocorre dois meses após os distúrbios urbanos que atingiram várias cidades do país.

¿ O que aconteceu no trem é totalmente inaceitável ¿ disse Chirac.

Já Sarkozy criticou a companhia SNCF por não informar à polícia que venderia passagens a preços reduzidos, o que aumentou a quantidade de passageiros.

Com agências internacionais