Título: GOIÁS, MINAS E RIO TERÃO MAIS TRECHOS ATENDIDOS
Autor: Bernardo de la Peña/Flávio Freire
Fonte: O Globo, 06/01/2006, O País, p. 9

Objetivo do governo é tapar buracos em 26.400 quilômetros

BRASÍLIA. A operação tapa-buracos emergencial nas rodovias federais vai começar segunda-feira pelos trechos mais críticos de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraná e em outros 15 estados. Segundo cronograma inicial de obras anunciado ontem pelo Ministério dos Transportes, Goiás, Minas e Rio terão o maior números de trechos recuperados.

Entre os 13 trechos no Rio atendidos pelo plano de emergência estão os que ligam Itaipava a Teresópolis; a Avenida Brasil a Seropédica; Três Rios a Volta Redonda; e a Ponte Rio-Niterói à BR-101 Norte.

Dos 25 estados que serão atendidos pela operação tapa-buracos, 20 já deverão estar com operários e máquinas na pista a partir de segunda-feira, segundo o Ministério dos Transportes. No total, serão realizadas operações em cerca de 10.500 quilômetros de estradas na fase inicial.

O objetivo do governo é fazer uma operação tapa-buracos em 26.400 quilômetros, com investimento previsto de R$440 milhões, sendo R$350 milhões de crédito extraordinário. Segunda-feira, primeiro dia de trabalho, serão mobilizadas 111 frentes de trabalho de um universo de 600 frentes.

Prazo para conclusão dos serviços é de 90 dias

Para garantir o pleno andamento dos planos de trabalho, o Departamento Nacional de Infra-estrutura (Dnit) aproveitará os contratos de manutenção em andamento para a aplicação direta dos recursos destinados ao programa emergencial.

Será decretada emergência somente nos trechos que ainda não tenham contratos de manutenção, cerca de 7,4 mil quilômetros. O objetivo é dar maior agilidade à realização dos serviços, como também transparência às ações do programa. A orientação do Ministério dos Transportes é trabalhar para que os serviços de operação tapa-buracos sejam concluídos em 90 dias, e as demais intervenções no fim do primeiro semestre deste ano.

O programa emergencial executará também intervenções como a recomposição de pequenos trechos contínuos, recapeamento, restauração de pavimento e da sinalização horizontal e a recuperação de pontes.

Em Minas, serão imediatamente recuperados trechos da BR-040 (entre Conselheiro Lafaiete e Barbacena e entre Santos Dumont e Juiz de Fora); na BR-050, entre Araguari e Uberlândia, trecho de grande movimento em situação muito precária; e na BR-365, entre Patrocínio a Uberlândia.

Em São Paulo, as obras chegarão na BR-101, na divisa com o Rio, e também em trechos da Fernão Dias. Em Goiás, são 14 trechos, principalmente nas rodovias próximas ao Distrito Federal e na divisa com a Bahia.