Título: Crítica ao excesso de documentação
Autor: Demétrio Weber e Valderez Caetano
Fonte: O Globo, 17/11/2004, Economia, p. 29

No documento entregue à Fazenda, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) chama a atenção para as chamadas obrigações acessórias. São mais de 30 declarações que as empresas devem repassar periodicamente ao Fisco, todas com datas de apresentação diferentes. Elas indicam ao governo quanto a empresa vai pagar por tributos e contribuições, além de dados gerais sobre seu funcionamento.

A lista inclui desde as declarações de Imposto de Renda e cálculo de PIS/Cofins até número de empregados, óbitos, demonstrativos de exportação e notas fiscais, entre outros. As multas por atraso na entrega da papelada podem chegar a R$ 10.641. No documento, o CFC pede a unificação dos procedimentos num só documento e reclama do peso das multas para as microempresas.

¿ O governo não tem mostrado interesse em resolver o problema da burocracia. Cada vez há mais obrigações acessórias, com pesadas multas. Grandes empresas têm estrutura, mas o microempresário não ¿ diz o presidente do CFC, José Martônio Coelho.

O pior, acrescenta ele, é que prefeituras e estados exigem o mesmo tipo de informação, sendo comuns os casos de duplicidade.