Título: TURQUIA CONFIRMA A MORTE DE DUAS CRIANÇAS VÍTIMAS DA GRIPE DE AVES
Autor:
Fonte: O Globo, 06/01/2006, O Mundo / Ciência e Vida, p. 26

São os primeiros casos letais da infecção pelo H5N1 fora do sudeste da Ásia

ISTAMBUL. Dois adolescentes turcos morreram vítimas da gripe de aves, confirmou o governo da Turquia. São as primeiras mortes registradas pelo H5N1 fora do sudeste da Ásia.

Um dos mortos é um menino de 14 anos que morreu no último domingo. Resultados de testes iniciais apontavam que o garoto não teria morrido de gripe aviária, mas novos exames confirmaram o diagnóstico. Sua irmã morreu alguns dias depois.

O Ministério da Saúde confirmou ontem que ambos testaram positivo para o H5N1. Ainda assim, amostras de sangue das duas crianças foram enviadas a um laboratório britânico para mais uma confirmação dos resultados. Um terceiro irmão está internado com sintomas da doença, além de 14 outras pessoas.

Um alto funcionário da Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que é muito provável que a terceira criança também tenha contraído o H5N1.

- Os casos mostram a expansão geográfica dos casos humanos e certamente aumentam as chances de, em algum momento, o vírus se adaptar aos seres humanos - afirmou Guenael Rodier, especialista em doenças transmissíveis da OMS, referindo-se à possibilidade de o vírus sofrer uma mutação que o torne transmissível entre humanos, aumentando as chances de ocorrência de uma pandemia. - Por isso é muito importante que os casos sejam investigados. Um grupo da OMS está a caminho para trabalhar com especialistas turcos.

Desde que a gripe de aves foi originalmente detectada na Ásia, em 2003, cerca de 70 pessoas morreram vítimas da infecção pelo H5N1. Até hoje, no entanto, não houve nenhum caso confirmado de transmissão do vírus entre humanos. Segundo os especialistas, as vítimas contraíram o vírus em contato com aves doentes.

Foi provavelmente desta forma que os irmãos contraíram a doença, já que sua família trabalha numa granja. Segundo o ministro da Saúde, Recep Akdag, a família mantinha aves doentes em casa. O primeiro caso de H5N1 em aves foi em outubro.

www.oglobo.com.br/ciencia

Legenda da foto: VETERINÁRIOS RECOLHEM aves na cidade onde os irmãos morreram