Título: BOMBAS MATAM 120 EM DUAS CIDADES NO IRAQUE
Autor:
Fonte: O Globo, 06/01/2006, O Mundo, p. 27

Dia mais violento em quatro meses teve ataques suicidas, oleoduto em chamas e sete soldados americanos mortos

KARBALA e RAMADI, Iraque. Dois homens-bomba mataram pelo menos 120 pessoas e feriram mais de 200 em ataques na cidade sagrada xiita de Karbala e em Ramadi, bastião de rebeldes sunitas, no dia mais sangrento do Iraque em quatro meses. A violência continuou com a morte de sete soldados americanos em dois ataques separados, e com a explosão de três carros-bomba em Bagdá, além da sabotagem de um oleoduto perto de Kirkuk, no norte do país, o que provocou um gigantesco incêndio.

Este foi o segundo dia de violência intensa na região. Na véspera, 58 pessoas morreram numa série de ataques com bombas pelo país, numa escalada que evidencia a tensão crescente entre a minoria sunita e a maioria xiita. Ao todo, mais de 240 pessoas morreram e 280 ficaram feridas em cinco dias - números comparáveis a algumas das semanas mais violentas desde a invasão americana, em março de 2003.

- É um ataque contra os xiitas - disse Rida Jawad al-Takia, do partido xiita Conselho Supremo para a Revolução Iraquiana. - Aparentemente para os terroristas, nenhuma criança ou mulher xiita deve viver. Parece que querem uma guerra civil.

Centro de recrutamento de policiais é alvo em Ramadi

O primeiro massacre foi causado por um adolescente que, carregando um cinturão de explosivos, misturou-se à multidão de fiéis iraquianos e estrangeiros em Karbala. Ele detonou os explosivos perto das mesquitas do Imã Hussein, um dos locais mais sagrados para xiitas, e do Imã Abbas, matando 50 pessoas e ferindo 200. O suicida levava cerca de oito quilos de explosivos, segundo a polícia, e entre os mortos estão peregrinos estrangeiros de Irã, Índia e Paquistão.

As imagens da TV iraquiana mostravam poças de sangue na rua, em meio a destroços. As pessoas que passavam colocavam os feridos nos carros para levá-los ao hospital, enquanto uma mulher vestida de negro gritava, apertando um bebê contra o peito.

- Muitos dos corpos são de mulheres e crianças - informou Falah al-Hasnawi, diretor do hospital da cidade.

Cerca de uma hora depois, outro homem-bomba detonou seus explosivos em Ramadi, perto de um centro de recrutamento de policiais. Aproximadamente mil homens aguardavam na fila para fazer o teste de admissão no momento do atentado. Setenta pessoas morreram e 65 ficaram feridas. A maioria das vítimas era de jovens xiitas em busca de emprego.

Os ataques em Karbala e Ramadi foram os mais devastadores desde setembro, quando um homem-bomba matou 114 pessoas num bairro xiita de Bagdá.

A morte de sete soldados ontem elevou para 2.189 o número de baixas entre militares americanos após a invasão. Cinco foram mortos na explosão de uma bomba numa estrada em Bagdá e outros dois morreram num ataque semelhante em Najaf, no sul. Outras bombas ainda explodiram em Bagdá.

O presidente Jalal Talabani responsabilizou "grupos do terror" e disse que eles não vão impedir o Iraque de formar um governo de união nacional.

Legenda da foto: EM KARBALA, moradores retiram os corpos após a ação de um homem-bomba em meio à multidão de fiéis xiitas