Título: DESCANSO DA CRISE NAS ÁGUAS DA BAHIA
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 07/01/2006, O País, p. 3

Lula e dona Marisa tomam banho de mar na Praia de Inema, isolada por um muro

SALVADOR. No segundo dia de sua visita à Bahia, onde descansa por quatro dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia tomaram banho, ontem, na Praia de Inema, na Base Naval de Aratu, distante cerca de 30 quilômetros do centro de Salvador. O casal pôde ser visto de longe, por cerca de duas horas. Tentando manter a discrição, eles se retiram logo que moradores da vila militar começaram a chegar para aproveitar o dia de sol.

O presidente e dona Marisa chegaram à praia por volta das 8h, acompanhados por outro casal. Ele de sunga vermelha e ela de maiô azul, aproveitaram o banho do mar nas águas mornas e calmas do local, sem serem incomodados. Com a segurança reforçada em terra, uma lancha da Capitania dos Portos tem impedido a aproximação, da praia privativa, de qualquer embarcação. A busca pela privacidade teria sido o motivo que levou o casal a escolher a paradisíaca Inema, que tem quadra esportiva, praça e até um cinema.

Fora a aparição pela manhã, o casal não foi mais visto em público pelo resto do dia, nem mesmo pelos oficiais da Marinha que residem por lá. Lula e dona Marisa estão hospedados em uma casa destinada a autoridades, numa colina, de acesso restrito.

Durante toda a tarde foi grande a expectativa sobre a visita que a primeira-dama faria ao Centro Histórico de Salvador e ao Mercado Modelo, dois dos mais importantes cartões-postais da cidade, onde ela pretendia comprar algumas lembranças. O passeio de dona Marisa chegou a ser confirmado pelo comando da Polícia Militar, a quem foi solicitado reforço na segurança. No entanto, ela desistiu e permaneceu na Base Naval. O presidente e a primeira-dama retornam a Brasília amanhã.

Esta é a primeira vez que o presidente Lula passa em Salvador alguns dias de folga, a exemplo do que fizera em duas ocasiões o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que também se hospedou na Base Naval de Aratu durante os seus dois mandatos na Presidência da República (1995-2002).

A praia ficou conhecida no país em outubro de 1998, logo após as eleições, quando Fernando Henrique passou uma temporada no local, após a vitória que lhe garantiu a reeleição. Na ocasião, ele atravessou o muro que separa a área restrita da popular, tirou fotos e conversou com os moradores da região.

Inema é separada da Praia de São Tomé de Paripe por um muro que avança até o mar. Do outro lado, é grande a freqüência de moradores do bairro popular de Paripe, que, no entanto, ontem mantiveram a rotina, alheios à presença do presidente. O balneário, que foi construído pela Marinha americana durante a Segunda Guerra, foi entregue ao governo brasileiro em 1945, após o encerramento do conflito. Conta com dois conjuntos residenciais, hotel de trânsito e toda a infra-estrutura de lazer.

Como chegou de helicóptero, o presidente Lula não viu a operação tapa-buracos realizada pela prefeitura na pista que liga a BR-324 à Base Naval, principal via de acesso à área restrita da Marinha. A iniciativa se deu um dia após o anúncio do governo federal da liberação de recursos para obras emergenciais de recuperação das principais rodovias federais. No dia da chegada do presidente, seis funcionários municipais, com um carro tipo compactador e carrinhos de mão, trabalhavam na operação igualmente denominada ¿tapa-buraco¿.

A ação federal nas rodovias federais que cortam a Bahia será lançada oficialmente na próxima semana. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, ao anunciar a sua candidatura ao governo do estado na última quinta-feira. Ele, juntamente com o colega da pasta dos Transportes, Alfredo Nascimento, anunciará nesta terça-feira, em Salvador, o cronograma de recuperação das estradas federais na Bahia, a começar pela BR-324.