Título: INOCENTE ACUSADA PROCESSARÁ ESTADO
Autor: Elenilce Bottari e Fábio Vasconcellos
Fonte: O Globo, 07/01/2006, Rio, p. 19

Sabrina ficou 28 dias presa e quer indenização por danos morais e materiais

Depois de ficar 28 dias presa e ter sua imagem vinculada a um crime que não cometeu, Sabrina Aparecida Marques Mendes vai entrar com ação na Justiça contra o estado. Ex-namorada do traficante Lorde, ela foi acusada pela polícia de ter participado do atentado ao ônibus 350, em Brás de Pina, em novembro passado. Desde então, Sabrina teve sua vida virada pelo avesso e agora quer receber indenização por danos morais e materiais.

A jovem, que fará 22 anos este mês, foi presa em dezembro após ter sido reconhecida por foto pela menor X., de 13 anos, que confessou ter participado do atentado. Sabrina foi presa e algemada na frente do filho de 7 anos, depois de ter o portão de sua casa arrombado. Mesmo sem ter sido reconhecida por outras três vítimas do atentado, ela foi apresentada oficialmente pela polícia como participante do crime. Por causa disso, teve sua imagem veiculada nos principais jornais do país.

¿ Foi revoltante, não sabia o que estava acontecendo. Quando estava presa, nem os policiais acreditavam em mim ¿ disse Sabrina, que foi proibida pela polícia de dar declarações no dia de sua prisão.

A fotografia da jovem foi apresentada à menor porque Sabrina costumava visitar o traficante Lorde em Bangu IV há quatro anos, época em que eram namorados. Quarta-feira passada, ela teve a prisão temporária relaxada pela Justiça. Revoltada, a mãe da jovem, Maria do Carmo Marques, de 47 anos, disse que sofreu muito com a prisão da filha:

¿ Qual o problema de visitar um preso? Tem tantas pessoas que fazem isso.

Sabrina será auxiliada por defensores públicos. Ela disse que nenhum dinheiro vai pagar seu sofrimento. O defensor Alexandre Parranhos ainda não sabe quanto vai pedir em indenização na Justiça, mas acredita que não será menos de R$200 mil.

¿ Além do tempo que ficou sem trabalhar, ela ainda precisa procurar outro emprego. Também teve sua imagem exposta e passou o Natal longe da família e do filho de 7 anos.

Agora, Sabrina só pensa em refazer sua vida. Para isso, pretende se mudar da Favela White Martins, em Cordovil:

¿ Quero voltar a trabalhar, estudar e ficar com o meu filho, mas quero me mudar porque estou envergonhada.