Título: ALIADOS DE FUJIMORI O INSCREVEM COMO CANDIDATO EM ELEIÇÃO PERUANA
Autor:
Fonte: O Globo, 07/01/2006, O Mundo, p. 28

Ex-presidente está preso no Chile e enfrenta processos em seu país

LIMA. Embora esteja preso no Chile desde novembro, o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori foi inscrito ontem como candidato a presidente nas eleições peruanas de 9 de abril. A iniciativa foi de cerca de três mil seguidores, liderados por sua filha mais velha, Keiko Sofía.

¿ Hoje é um dia de festa. Estamos felizes ¿ disse Keiko, que se recusou a comentar a prisão do pai.

Fujimori governou o Peru durante dez anos (1990-2000), e esta seria sua quarta candidatura. Aos 67 anos, ele foi detido em 7 de novembro passado ao chegar inesperadamente a Santiago, vindo do Japão, onde vivia desde que fugira de seu país, renunciando ao governo por fax em meio a um escândalo de corrupção. Sua intenção era voltar ao Peru. Agora, ele enfrenta um processo de extradição para responder por uma série de crimes relacionados a corrupção.

Ex-presidente está proibido de exercer cargos públicos

Em 2001, o Congresso peruano proibiu Fujimori de exercer cargos públicos durante dez anos, sob a acusação de abandono do poder. Mesmo assim, Keiko apresentou os documentos do pai num escritório do Juizado de Eleições, acompanhada de uma multidão de simpatizantes do ex-presidente, que ergueram faixas e fotos do Chino, como ele é conhecido, e gritaram vivas a sua candidatura.

Nos próximos dias, o Juizado de Eleições deverá tomar uma decisão sobre a candidatura de Fujimori. O órgão, que é autônomo, tem cinco dias para declarar a candidatura inadmissível e mais cinco para responder a possíveis impugnações desta. As duas decisões são inapeláveis.