Título: NO RIO, SERÃO CONCEDIDAS 202 BOLSAS
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 08/01/2006, O País, p. 10

Curso de direito tem o recorde de reprovação no Provão: oito anos

BRASÍLIA. Dos 87 cursos sempre reprovados no Provão e que fazem parte do ProUni, 13 ficam no Rio de Janeiro. Juntos, oferecem 202 bolsas para ingresso neste semestre. O curso de direito da Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, no Rio, é responsável individualmente pelo maior número de vagas: 68, todas elas de bolsas integrais, ou seja, 100% gratuitas para os estudantes.

Outras três instituições fluminenses também participam do ProUni com bolsas de direito: Centro Universitário Barra Mansa, Centro Universitário Metodista Bennett e Universidade Gama Filho. Em comum, seus cursos jurídicos têm o recorde de sempre terem tirado conceitos D e E no Provão, o que significa reprovação por oito anos, entre 1996 e 2003.

Pró-reitor acha inadequado misturar resultados

Balanço feito pelo GLOBO com base nos resultados do Provão mostra que, em todo o país, apenas seis instituições tiveram desempenho tão ruim. Em engenharia civil, o Centro Universitário Geraldo di Biase, em Volta Redonda, igualou o número de oito reprovações no Provão. O pró-reitor acadêmico, Osvaldir Denadai, no entanto, considera inadequado misturar os resultados do Provão com o ProUni.

¿ Eu ofereço o curso. Se a avaliação é negativa, fica a critério do aluno fazer ou não ¿ diz Denadai, afirmando que 173 estudantes se inscreveram para disputar as seis bolsas de engenharia civil.

Os demais cursos do Rio são: Faculdade de Engenharia Souza Marques (engenharia mecânica); Abeu; Faculdades Integradas Padre Humberto; Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro e Faculdade Gama e Souza; Faculdades Integradas de Jacarepaguá (ciências contábeis); Escola de Enfermagem da Fundação Técnico Educacional Souza Marques (enfermagem); e Universidade Iguaçu (fonoaudiologia).