Título: UMA AGENDA REPLETA DE VIAGENS E INAUGURAÇÕES
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 09/01/2006, O País, p. 4

Lula quer ir ao máximo de eventos

BRASÍLIA. Após os quatro dias de folga na Bahia neste início de ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomará esta semana, com muita disposição, sua agenda de viagens. O próprio Lula já disse publicamente que neste ano eleitoral quer participar de todas as inaugurações de obras e lançamentos de projetos de seu governo. A primeira viagem será à Baixada Fluminense (RJ). Lula estará dia 20 em Queimados para assinar convênio de R$40 milhões para a conclusão do hospital do município. As obras foram paralisadas na década de 90. O Palácio do Planalto quer compatibilizar a agenda de Lula com as dos ministérios para que ele possa ir ao máximo de eventos do governo.

No dia 21 Lula deve ir ao Acre inaugurar uma ponte que liga o Brasil ao Peru. Em setembro, Lula esteve em Puerto Maldonado (Peru) para lançar a pedra fundamental da rodovia transamazônica e a ponte é uma parte brasileira do projeto.

Além de Rio Branco, Lula ainda deverá ir a São Paulo em janeiro. No restante do mês, terá uma agenda marcada por encontros com autoridades estrangeiras. O presidente tem dito em reuniões com ministros e assessores que é preciso ¿mostrar serviço¿ e que 2006 será um ano de realizações e de ¿plantar o que o governo colheu¿.

Durante assinatura de convênios de extensão de universidades federais, em 28 de dezembro, Lula afirmou que percorrerá os campi criados em seu governo. No total foram anunciadas nove novas universidades e 32 extensões no atual governo. Lula não dispensará visita nem mesmo às estradas incluídas na operação tapa-buracos, que começa nesta segunda-feira. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, irá vistoriar as obras e numa dessas visitas deverá levar Lula.