Título: Jorge Viana pede mobilização do PT para campanha da reeleição de Lula
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 09/01/2006, O País, p. 4

`O PT ainda está em cima da crise. Se não sair do córner, a vaca vai para o brejo¿

BRASÍLIA. O governador do Acre, Jorge Viana (PT), refuta a tática de setores do PT, inclusive dirigentes e ministros, de cobrar prazos para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncie oficialmente a sua decisão sobre sua candidatura à reeleição antes de março. Viana disse que o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, e outros petistas ou aliados que defendem publicamente que Lula divulgue até março sua posição deveriam primeiro criar um movimento para fortalecer o projeto da reeleição.

Apesar de o presidente Lula já se comportar como candidato e de ter recebido um pedido da direção do PT para assumir rapidamente essa condição, Viana criticou a nova direção nacional do partido, afirmando que ela está com uma ¿visão paulista¿ e que não conversou com os outros líderes regionais antes do encontro de dezembro com Lula. Mas fez questão de dizer que era uma autocrítica do partido.

Governador quer consulta ampla

Para o governador do Acre, o presidente PT, Ricardo Berzoini, deve discutir a questão eleitoral com os prefeitos e os governadores petistas. Ele disse que mais importante que o presidente Lula anunciar sua decisão é o PT sair da defensiva provocada pela crise política que envolveu seus antigos dirigentes em atos de corrupção e caixa 2 de campanha.

¿ Não concordo com o Jaques Wagner. Nós é que temos que pedir para Lula ser candidato e não ficar jogando nas costas dele a decisão. O PT, os partidos têm que dizer o que querem. Não podemos ficar estabelecendo prazo e hora ¿ declarou Jorge Viana.

Segundo o governador, o PT tem que assumir uma postura mais ofensiva, inclusive de defesa do governo:

¿ O PT ainda está muito em cima da crise política e tem de sair disso. Se não sair do córner, aí a vaca vai para o brejo. Até abril temos que sair desse córner. A oposição faz o papel dela e não estamos fazendo o nosso.

Viana acrescentou que vai sugerir ao PT que em janeiro e fevereiro promova reuniões para discutir a questão nos estados.

¿ Temos de sair dessa visão mais paulista e conversar com o Brasil inteiro, chamar e ouvir os dirigentes do Norte, do Nordeste, do Sul e do Sudeste ¿ afirmou o governador petista.

Viana e Lula terão encontro

Nos próximos dias Viana deverá ter uma reunião com o presidente Lula, que tem marcada viagem para Rio Branco, capital do Acre. Para Viana, muitos estão preferindo ver apenas os erros e não os acertos do governo do PT.

Lula tem dito que vai esperar até junho, prazo legal, para anunciar oficialmente sua decisão. Em entrevista ao ¿Fantástico¿ da TV Globo na semana passada, declarou não ter pressa para decidir e que só anunciará seus planos no meio do ano. O assunto divide a equipe palaciana: alguns defendem a cautela de Lula; outros dizem que ele precisa se definir até março porque ministros esperam sua atitude para decidir suas candidaturas.