Título: PF INVESTIGA CONTA DE DUDA BLOQUEADA NOS EUA
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 10/01/2006, O País, p. 8

Agentes querem acesso aos documentos enviados pelo governo americano para detalhar movimentação do publicitário

BRASÍLIA. O Ministério da Justiça vai enviar até o fim desta semana ao governo dos Estados Unidos o pedido oficial de bloqueio por tempo indeterminado de uma conta secreta atribuída ao publicitário Duda Mendonça num banco da Flórida. Ontem, a Polícia Federal anunciou que vai investigar o caso e pediu ao Ministério Público Federal os documentos enviados pelas autoridades americanas que comprovariam a existência dessa segunda conta de Duda. A existência da primeira, de nome Dusseldorf, foi revelada por ele mesmo em depoimento à CPI dos Correios.

PF vai investigar esquema de arrecadação

A Polícia Federal anunciou que também vai investigar o suposto esquema de arrecadação que teria sido montado pelo presidente de Furnas, Dimas Toledo. Agentes federais vão tentar obter o original de um documento entregue informalmente à CPI mostrando que Toledo teria atuado como arrecadador para as campanhas de pelo menos 140 políticos, em 2002, buscando recursos com colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço, corretoras de valores, seguradora e bancos que teriam relações com Furnas.

Apesar de confirmar a existência de documentos que atestam a existência da conta de Duda, nem a Polícia Federal nem o Ministério Público informaram o valor da movimentação financeira atribuída ao publicitário. A conta está temporariamente bloqueada pelo governo americano, que tomou a atitude depois que a filha de Duda, Eduarda Mendonça, supostamente tentou sacar todo o dinheiro, segundo reportagem da revista "Veja".

Documentos serão repassados a delegados

Ontem de manhã, os delegados federais responsáveis pelo inquérito que investiga o mensalão se reuniram com o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. Ele informou que vai repassar à PF os documentos enviados pelas autoridades americanas.

A papelada será analisada e, em seguida, a Polícia Federal deve solicitar aos governo dos EUA detalhes da movimentação financeira de Duda, a exemplo do que já fez com a conta Dusseldorf.

No encontro, também ficou decidido que os dois órgãos vão enviar o pedido de bloqueio da conta aos Estados Unidos, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), subordinado ao Ministério da Justiça.

O DRCI já enviou aos americanos um documento com as suspeitas que cercam o publicitário, que mantinha a conta Dusseldorf no exterior sem informar à Receita Federal, o que é crime previsto por lei e com pena de até cinco anos de prisão. Os dados foram uma resposta a um pedido de informações feito pelas autoridades americanas.

Para procurador-geral, ainda não há provas conclusivas

Segundo a assessoria da Procuradoria Geral da República, Antônio Fernando de Souza afirmou que "ainda não há dados conclusivos sobre a suposta conta secreta de Duda Mendonça, mas que todas as providências serão tomadas".